Mundo

Milei segue liderando pesquisas a menos de 10 dias das eleições na Argentina

O candidato Javier Milei está liderando as pesquisas de intenção de voto antes da eleição presidencial que acontece no dia 22 de outubro na Argentina. Porém, a disputa segue acirrada entre os três principais candidatos, de acordo com três levantamentos. Todas as três pesquisas mostraram o ministro da Economia, Sergio Massa, em segundo lugar e a candidata conservadora Patricia Bullrich em terceiro.

Das pesquisas realizadas, duas mostraram os três candidatos dentro de um intervalo de 10 pontos percentuais, indicando que é provável que haja um segundo turno. Já que nenhum deles deve garantir os votos necessários para vencer o pleito na primeira etapa. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa obter 45% dos votos, ou mais de 40% com uma vantagem de mais de 10 pontos sobre seu rival mais próximo.

Milei é um economista que obteve uma vitória surpreendente nas primárias de agosto com propostas radicais, tem entre 34% e 35% dos votos, de acordo com uma pesquisa da Opina Argentina. Massa tem entre 29% e 30%, enquanto Bullrich tem entre 24% e 25%. Uma pesquisa da Synopsis Consultores mostrou Milei com 36,5%, seguido por Massa com 29,7% e Bullrich com 23,8%.

“O resultado está em aberto”, afirmou o analista da Opina Argentina, Facundo Nejamkis. Em meio a uma crise econômica que colocou duas em cada cinco pessoas abaixo da linha da pobreza. E fez com que a inflação anual atingisse 138%, as promessas de Milei de dolarizar a economia e fechar o banco central têm conquistado alguns eleitores desiludidos.

Inflação na Argentina chega a 138,3% ao ano

Na Argentina a inflação chegou a 138,3% ao ano em setembro, mês em que os preços subiram 12,7%, informou, nesta quinta-feira (12), o Instituto Nacional de Estatísticas, a menos de duas semanas das eleições presidenciais.

O índice de preços ao consumidor (IPC) é divulgado antes do primeiro turno das eleições, em 22 de outubro, quando o ministro da Economia, Sergio Massa, o candidato do governo, enfrentará o ultraliberal Javier Milei, favorito nas pesquisas, e a conservadora Patricia Bullrich. Milei propõe dolarizar a economia e acabar com o Banco Central, uma ideia rejeitada pelos outros dois candidatos com chances, segundo as pesquisas.

O índice de inflação mensal de setembro foi o mais alto do ano e foi o dobro do de janeiro, de 6%. Os setores que registraram as maiores altas foram os de vestuário e calçados (15,7%), lazer e cultura (15,1%), e alimentos e bebidas não alcoólicas (14,3%). O acumulado do ano até setembro registrou alta de 103,2%. A inflação na Argentina, uma das mais elevadas do mundo. Saltou com aumentos generalizados dos preços de 12,4%, depois que o governo fez uma desvalorização de cerca de 20% do peso.

Nesta quinta, o Banco Central decidiu aumentar novamente a taxa de juros, que ficou em 133% ao ano (11% ao mês), um índice que apesar de alto ainda está abaixo da inflação. “Os indicadores de alta frequência continuam refletindo uma desaceleração do ritmo de aumento do nível geral de preços desde o pico da terceira semana de agosto. E sugerem que a inflação mensal mostraria uma desaceleração significativa em outubro“, destacou, em nota, o Banco Central.


Descubra mais sobre N10 Notícias

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo