Saúde

Natal inicia projeto que oferta serviços de saúde para os homens

A intenção do projeto é atender a população masculina que não consegue ir à unidade de saúde durante a semana, principalmente por motivos laborais.

A prefeitura de Natal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou um importante projeto focado na saúde do homem. Chamado de “Saúde do Homem na APS (Atenção Primária à Saúde)“, o programa teve seu início no último sábado na UBS de Planície das Mangueiras, situada no Distrito Sanitário Norte II.

Esta unidade foi a primeira a implementar o projeto, oferecendo uma variedade de serviços como consultas médicas e de enfermagem, testagens para ISTs, vacinação, aferição de pressão e testes de glicemia, exclusivamente para homens.

Rayanne Araújo, secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde da SMS, explicou que o projeto visa atender homens que não conseguem acessar serviços de saúde durante a semana devido a compromissos laborais. “Estamos começando com a unidade de Planície das Mangueiras e planejamos estender os serviços para outras unidades nos cinco distritos sanitários de Natal“, destacou Araújo.

Ana Paula Magalhães, responsável técnica pelo Núcleo de Saúde da Mulher e do Homem, enfatizou a importância do projeto para incentivar o público masculino a se engajar mais ativamente na manutenção de sua saúde. “Historicamente, os homens evitam procurar unidades de saúde, pois muitos se consideram invulneráveis a doenças. Eles geralmente só procuram ajuda médica em casos de extrema urgência“, comentou Magalhães. Ela acrescentou que o projeto busca sensibilizar os homens para a importância do cuidado preventivo com a saúde.

O próximo evento do projeto está programado para acontecer novamente na Unidade de Planície das Mangueiras, no sábado, dia 25 de maio, das 8h às 12h. Serão ofertadas diversas ações focadas na promoção da saúde masculina.


Descubra mais sobre N10 Notícias

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo