Brasil

BYD quer produzir no nordeste o 1º carro elétrico do Brasil

Na antiga fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia, o carro elétrico da BYD começa a ser produzido entre o final de 2024 e o início de 2025. Os planos desse projeto foi detalhado através do CEO e fundador da greentech japonesa Wang Chuanfu, no evento que marcou o início da implantação do projeto no distrito industrial baiano. Essa iniciativa reforça a oportunidade de protagonismo do Nordeste no emergente mercado da mobilidade sustentável no Brasil.

Na última segunda-feira (09) na BYD, a pedra fundamental do complexo foi lançada com a presença do heads globais e nacionais da companhia, o vice-presidente da República, Geraldo Alckimin, e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues. O início da implantação, na antiga operação da Ford, desativada em janeiro de 2021, é um marco econômico e simbólico para a Bahia, que ainda busca se recuperar da saída da norte-americana.

O fechamento da unidade deixou um rastro de desemprego com 150 mil postos de trabalho diretos e indiretos extintos e desindustrialização. Houve queda nas exportações nas quais os carros da Ford estavam entre os principais produtos perda da participação da indústria de transformação na pauta do comércio exterior (num estado que há décadas tenta reduzir a presença de comoddities e agregar bens de maior valor a seus embarques internacionais), além de baque na arrecadação do estado e de Camaçari.

Porém, o impacto foi além das fronteiras estaduais e teve repercussão em toda a cadeia da indústria automotiva no país, na qual a Ford foi a pioneira, em 1919. Com isso, o início da materialização do projeto da BYD é considerado um divisor de águas para a indústria automotiva não apenas da Bahia, mas do Brasil, e particularmente, para a mobilidade sustentável no Nordeste. Para o vice-presidente da República, o projeto é um símbolo da “nova industrialização” no país.

A mobilidade sustentável vem ganhando tração no Nordeste e acelera o ritmo no próximo ano, com a chegada ao mercado dos primeiros carros elétricos/híbridos fabricados em estados nordestinos, por dois players globais que brigam para se tornar líderes mundiais de um segmento que cresce, com velocidade, impulsionado pela descarbonização da economia. Esse é um cenário que configura inúmeras oportunidades e anima o fundador da BYD.

“Há 28 anos, a BYD começou como uma empresa chinesa de baterias e com grandes sonhos. Vimos que as alterações climáticas e o congestionamento nas cidades seriam os principais problemas que a sociedade enfrentaria e sonhamos que poderíamos gerar energia a partir do sol. Eletrificar a rede, tornar todos os veículos elétricos e aliviar o congestionamento”, conta Wang Chuanfu. “Nesse panorama, o Brasil é um mercado incrivelmente promissor e pode ser um exemplo para o mundo de que a eletrificação não só é possível. Como também melhora a vida de todos aqui”, afirma.

Confira a dimensão do projeto da BYD no Brasil

O projeto realizado pela BYD no Nordeste evidencia a agressividade com que a montadora está se posicionando na mobilidade sustentável e enxergando muito mais que o nicho de carro elétrico/híbrido no Brasil e em escala global. O parque automotivo baiano da greentech, orçado em R$ 3 bilhões e com estimativa de 5 mil empregos. Entre diretos e indiretos em toda a cadeia. Será o maior polo industrial da empresa fora da China. O complexo terá três fábricas, que irão produzir chassis de ônibus, caminhões elétricos, veículos de passeio elétricos e híbridos, além de processar lítio e ferro fosfato.

Sobre os automóveis de passeio, a capacidade instalada será de 150 mil veículos/ano, na primeira etapa. Nesse nicho, a BYD vai investir em tecnologia concebida no país, com a instalação de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Salvador. Com isso, é possível trilhar o mesmo caminho da Stellantis Goiana, que tem, desde a década passada. Uma estrutura semelhante no Porto Digital, ecossistema de tech localizado no Recife (PE). O núcleo integra o sistema de inovação aberto da montadora e trabalha em diversos projetos, entre eles veículos híbridos com tecnologia 100% nacional.

No caso da BYD, a prioridade também é o desenvolvimento de híbridos, combinando eletrificação e energia térmica a partir de etanol. “Já estamos trabalhando duro para criar a solução brasileira para nossos carros híbridos plug-in: a combinação de etanol e energia elétrica. Duas fontes de energia limpa para levar o Brasil em direção a um futuro mais verde”, aponta Wang Chuanfu. “Estamos realizando estudos para um modelo flex, que possibilite o uso da energia que vem da cana-de-açúcar. Uma solução verde, uma solução brasileira”, acrescenta o conselheiro e sócio da BYD no Brasil, Alexandre Baldy.

Primeiro modelo de carro elétrico da BYD fabricado será o Dolphin

O BYD Dolphin será o primeiro modelo a ser produzido em Camaçari. Atualmente importado, o carro elétrico chegou ao mercado brasileiro em junho deste ano, com o marketing agressivo de carro elétrico mais barato de sua categoria no país, com preço a partir de R$ 149,8 mil. O Dolphin se tornou um fenômeno de vendas, pressionando a concorrência a revisar suas tabelas. As rivais reagiram, baixando os preços de modelos como o Renault Kwid E-Tech, Caoa Chery iCar e JAC e-JS1.

Nos dias de hoje, o Dolphin é o carro elétrico mais vendido no Brasil. Foram comercializadas 146 unidades em seis horas após o lançamento e 5 mil unidades em três meses, um recorde no mercado automobilístico nacional. Além dele, o BYD Song Plus, que tem autonomia de mais de mil quilômetros, e o BYD Yuan Plus, que é 100% elétrico, também serão produzidos no complexo.

Embora só agora comece a produzir carros de passeio no Brasil, a companhia iniciou a comercialização desse tipo de veículo em 2021 e foram lançados, até o momento, cinco modelos no país.

BYD: detalhes sobre a pioneira no encerramento da produção de carros 100% a combustão

No mês de março de 2022, a BYD foi a primeira empresa automotiva do mundo a interromper oficialmente a produção de veículos apenas com motor a combustão, reforçando seu posicionamento na descarbonização. A empresa, hoje, tem mais de 600 mil funcionários em todo o mundo. Dos quais 90 mil são engenheiros de diversos segmentos diferentes e a marca conta também com 11 centros de pesquisa em diferentes regiões do globo.

Os números de registro de patentes ajudam a entender o tamanho do negócio: a BYD solicita uma média de 19 patentes por dia e possui 40 mil patentes registradas e, destas, 28 mil em âmbito mundial. Os veículos eletrificados da companhia estão rodando em mais de 70 países e em 6 continentes há mais de dez anos.

Primeiro projeto no Brasil em 2015

Foi inaugurado em 2015 no Brasil o primeiro projeto da BYD, uma fábrica de montagem de chassis de ônibus 100% elétricos em Campinas (SP). Em 2017, abriu uma segunda fábrica, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos. Para abastecer a frota de ônibus elétricos, a empresa iniciou, em 2020, a operação de sua terceira fábrica no Brasil. No Polo Industrial de Manaus (PIM), dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio.

A empresa também é responsável por um projeto de SkyRail (monotrilho) na cidade de São Paulo, com a Linha 17 – Ouro. Além disso, a BYD comercializa no Brasil sistemas de armazenamento de energia, inversores, empilhadeiras, caminhões, furgões e automóveis, todos elétricos e com baixa emissão de poluentes. Em abril de 2022, a BYD Energy. Braço da companhia no setor de soluções para a geração de energia limpa e que tem fábrica em Campinas (SP), inaugurou novas instalações e uma completa linha de módulos fotovoltaicos no mercado brasileiro e, neste ano. Atingiu a marca de 2,3 milhões de painéis fotovoltaicos produzidos no país.

Agora com o novo projeto em mente, o fundador e CEO da BYD, Wang Chuanfu, afirma que tem muito orgulho da iniciativa e enfatiza sua vontade de contribuir e apoiar a Bahia. “A BYD tem muito orgulho de representar a reconstrução da indústria automobilística no Brasil. Somos uma empresa com mais de 90 mil engenheiros. E queremos apoiar a Bahia. Especialmente a região de Camaçari, a se tornar o Vale do Silício do Brasil”, começou Chuanfu.

“É por isso que vamos construir um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Salvador. Ao mesmo tempo, já estamos trabalhando para criar a solução brasileira para nossos carros híbridos plug-in: a combinação de etanol e energia elétrica”, conclui o fundador e CEO da BYD.

Sobre a BYD

  • Fundada em 2003, a BYD Auto é subsidiária da BYD Company (sigla que significa Build Your Dreams, “construa seus sonhos” em português).
  • Constituída em 1995, a empresa, também faz bicicletas elétricas, empilhadeiras e baterias recarregáveis, além dos já mencionados ônibus, caminhões, carros e painéis solares.
  • Em junho de 2022, a BYD Auto anunciou que havia vendido cerca de 641.000 EVs no primeiro semestre de 2022, ultrapassando a Tesla.
  • Também no ano passado, celebrou a marca de um milhão de carros elétricos produzidos.
  • Os carros oferecidos pela marca no Brasil são, hoje: Yuan Plus (R$ 269.990), Song Plus (R$ 269.990), Han EV (R$ 539.990), Tan EV (R$ 529.890) e Dolphin (R$ 149.800)


Descubra mais sobre N10 Notícias

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo