BrasilEducação

Vazamento no Enem: Ministro da Educação descarta cancelar provas

Nesta segunda-feira (06) o ministro da Educação, Camilo Santana, descartou um risco de cancelamento da primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que foi realizado no último domingo (5). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) acionou imediatamente a Polícia Federal para investigar a imagem de uma prova que circulou nas redes sociais. A foto mostra a página do tema da redação, com os respectivos textos motivacionais.

Questionado se havia um risco de cancelamento, Camilo Santana afirmou que “de forma alguma”. Além disso, o balanço de ocorrências do Ministério da Justiça no painel de “dados operacionais” do Enem também mostrou que 15 pessoas foram presas e a apreensão de aparelhos celulares utilizados em fraudes. O ministro afirmou que foram “ocorrências pontuais” e que a PF está investigando para dar uma resposta.

“Foram ocorrências pontuais. Todas as ocorrências estão sendo investigadas pela PF para dar uma resposta”, afirmou completando: “O balanço geral foi positivo, e todas as questões estão sendo investigadas pela PF, que apresentará para o MEC. Ontem tivemos duas diligências em relação às imagens circuladas. A PF continua apurando e fazendo as investigações necessárias para identificar qualquer tipo de ilícito. Ontem mais de 4 mil pessoas foram desclassificadas, 15 adultos foram presos. Portanto, consideramos que foi um dia positivo na realização da primeira etapa do Enem”, afirmou.

Esse ano, a redação do Enem foi sobre “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Por meio da assessoria de imprensa, o Inep informou que, ao identificar qualquer tipo de irregularidade como parece ter acontecido, é procedimento padrão avisar a Polícia Federal para a apuração dos fatos.

Detalhes sobre a investigação da PF no Enem 2023

O Inep acionou a Polícia Federal na tarde do último domingo (5), para investigar a divulgação da imagem de uma prova do Enem de 2023 nas redes sociais. A foto que tem circulado na internet mostra a página onde consta o tema da redação do Enem 2023. “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil” e os textos de apoio.

Pelas postagens, não é possível identificar se a imagem foi capturada antes ou ou depois do começo da aplicação das provas, que tiveram início às 13h30 no horário de Brasília. No entanto, a imagem foi divulgada durante a execução da prova. Pelas regras do Enem, os participantes não podem utilizar smartphones ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos durante o exame.

De acordo com a assessoria de comunicação do Inep, sempre que o instituto toma conhecimento de possíveis vazamentos ou outras violações das provas, a PF é acionada para investigar as suspeitas. Segundo o o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), a Polícia Federal realizou duas diligências. Em Pernambuco e no Distrito Federal, para apurar o caso. A publicação foi feita por uma pessoa em Pernambuco.

Refinanciamento de dívidas para alunos do Fies

Ainda na manhã desta segunda-feira (6) Camilo Santana se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio do Planalto. Para tratar sobre refinanciamento de dívidas para alunos financiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A proposta prevê desconto de até 100% em juros e multas.

O ministro afirmou que a partir desta terça-feira (7) qualquer pessoa que tenha contrato com o Fies poderá renegociar as dívidas pelo telefone ou em agências da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil. Camilo afirmou ainda que a “preocupação” do presidente é dar “urgência” para o assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo