Política
Tendência

Pesquisa aponta que 55% dos brasileiros não reelegeriam Lula em 2026

O apoio a Luiz Inácio Lula da Silva é mais forte no Nordeste, onde 60% dos entrevistados afirmaram que lhe dariam outra chance.

Uma nova pesquisa da Genial/Quaest, divulgada nesta segunda-feira, 13 de maio, revela que 55% dos brasileiros não reelegeriam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se as eleições de 2026 fossem hoje. Por outro lado, 42% dos entrevistados manifestaram apoio à sua reeleição, enquanto 3% não souberam ou não responderam.

O levantamento evidencia uma divisão entre o eleitorado: 47% poderiam votar em Lula novamente, mas uma rejeição de 49% coloca em xeque a popularidade do presidente. O apoio a Lula é mais forte no Nordeste, onde 60% dos entrevistados afirmaram que lhe dariam outra chance. A preferência pelo presidente também é significativa entre os mais pobres e menos escolarizados, com 54% dos que ganham até dois salários mínimos e dos que possuem até o ensino fundamental apoiando sua reeleição.

Entretanto, a pesquisa mostra uma mudança de cenário entre as mulheres: 52% delas, que tradicionalmente apoiam Lula, agora são contra sua reeleição. Da mesma forma, 23% dos eleitores que votaram nele no segundo turno das eleições de 2022 também se opõem à sua continuidade no cargo.

Embora ainda esteja distante, a eleição de 2026 já começa a se desenhar. Lula terá que ganhar a confiança da maioria para merecer mais uma chance. Os nomes da oposição trabalham para ganhar conhecimento“, comentou Felipe Nunes, diretor e fundador da Quaest.

Na corrida pela oposição, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) surge como uma candidata forte, sendo preferida por 28% dos eleitores, apesar de uma rejeição de 50%. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tem a preferência de 24% do eleitorado, com 30% de rejeição.

Em um possível segundo turno entre Lula e Tarcisio, Lula venceria com 46% contra 40%. No entanto, Tarcísio levaria vantagem no Sudeste e Sul, superando Lula por 45% a 39% e 46% a 41%, respectivamente, enquanto no Centro-Oeste/Norte, Tarcísio teria 43% contra 40% de Lula.

Outros governadores também estão no páreo, embora com menos apoio: Ratinho Júnior (PSD) do Paraná tem 10% das intenções de voto, Romeu Zema (Novo) de Minas Gerais tem 7%, e Ronaldo Caiado (União Brasil) de Goiás, 5%. Cerca de 26% do eleitorado ainda está indeciso.

A pesquisa foi realizada entre 2 e 6 de maio, com 2.045 eleitores de todos os estados, e possui uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais.


Descubra mais sobre N10 Notícias

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo