Política
Tendência

Pesquisa aponta que 55% dos brasileiros não reelegeriam Lula em 2026

O apoio a Luiz Inácio Lula da Silva é mais forte no Nordeste, onde 60% dos entrevistados afirmaram que lhe dariam outra chance.

Uma nova pesquisa da Genial/Quaest, divulgada nesta segunda-feira, 13 de maio, revela que 55% dos brasileiros não reelegeriam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se as eleições de 2026 fossem hoje. Por outro lado, 42% dos entrevistados manifestaram apoio à sua reeleição, enquanto 3% não souberam ou não responderam.

O levantamento evidencia uma divisão entre o eleitorado: 47% poderiam votar em Lula novamente, mas uma rejeição de 49% coloca em xeque a popularidade do presidente. O apoio a Lula é mais forte no Nordeste, onde 60% dos entrevistados afirmaram que lhe dariam outra chance. A preferência pelo presidente também é significativa entre os mais pobres e menos escolarizados, com 54% dos que ganham até dois salários mínimos e dos que possuem até o ensino fundamental apoiando sua reeleição.

Entretanto, a pesquisa mostra uma mudança de cenário entre as mulheres: 52% delas, que tradicionalmente apoiam Lula, agora são contra sua reeleição. Da mesma forma, 23% dos eleitores que votaram nele no segundo turno das eleições de 2022 também se opõem à sua continuidade no cargo.

Embora ainda esteja distante, a eleição de 2026 já começa a se desenhar. Lula terá que ganhar a confiança da maioria para merecer mais uma chance. Os nomes da oposição trabalham para ganhar conhecimento“, comentou Felipe Nunes, diretor e fundador da Quaest.

Na corrida pela oposição, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) surge como uma candidata forte, sendo preferida por 28% dos eleitores, apesar de uma rejeição de 50%. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tem a preferência de 24% do eleitorado, com 30% de rejeição.

Em um possível segundo turno entre Lula e Tarcisio, Lula venceria com 46% contra 40%. No entanto, Tarcísio levaria vantagem no Sudeste e Sul, superando Lula por 45% a 39% e 46% a 41%, respectivamente, enquanto no Centro-Oeste/Norte, Tarcísio teria 43% contra 40% de Lula.

Outros governadores também estão no páreo, embora com menos apoio: Ratinho Júnior (PSD) do Paraná tem 10% das intenções de voto, Romeu Zema (Novo) de Minas Gerais tem 7%, e Ronaldo Caiado (União Brasil) de Goiás, 5%. Cerca de 26% do eleitorado ainda está indeciso.

A pesquisa foi realizada entre 2 e 6 de maio, com 2.045 eleitores de todos os estados, e possui uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais.


Descubra mais sobre N10 Notícias

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo