Educação

Inscrições para o Prouni 2023 começam nesta terça: Confira guia completo!

Com oportunidades para bolsas integrais e parciais, o programa é uma excelente maneira de acessar a educação de qualidade em instituições particulares

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni 2023) iniciam nesta terça-feira (27) e trazem consigo uma gama de oportunidades para aqueles que sonham com o ensino superior. O processo seletivo, que ocorrerá até o dia 30 de junho, promete abrir portas para a formação de muitos estudantes brasileiros. Como realizar as inscrições para o Prouni? O que é necessário para participar? Continue a leitura e descubra.

Realizando as inscrições para o Prouni 2023

Para se inscrever, é necessário acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior através do endereço: https://acessounico.mec.gov.br/prouni. Durante o processo de inscrição, o candidato terá a oportunidade de escolher até duas opções de instituição, curso e turno entre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil.

O que esperar após as inscrições no Prouni?

Após realizar as inscrições para o Prouni, o candidato aguardará o resultado da primeira chamada, previsto para o dia 4 de julho. A segunda chamada, por sua vez, está agendada para o dia 24 do mesmo mês. Caso não seja selecionado nas chamadas regulares, ainda haverá uma nova oportunidade por meio da lista de espera, a qual será divulgada no dia 18 de agosto, após a manifestação de interesse nos dias 14 e 15 do mesmo mês.

Bolsas de estudo disponíveis

O Prouni é um programa do governo federal que proporciona bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições particulares de educação superior. As oportunidades são para cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Portanto, ao realizar as inscrições para o Prouni 2023, o candidato estará concorrendo a essas opções.

Requisitos para as inscrições no Prouni 2023

Para efetuar as inscrições para o Prouni, o candidato precisa cumprir certos requisitos. Em primeiro lugar, é necessário que o estudante tenha participado da edição de 2021 ou 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtido pontuação igual ou superior a 450 pontos na média das notas. Além disso, é imprescindível não ter zerado na nota da redação.

Ademais, o candidato não pode ter participado do Enem na condição de treineiro – quando a participação é feita para fins de autoavaliação de estudantes que ainda não concluíram o Ensino Médio.

Para fins de classificação e pré-seleção no Prouni, o Ministério da Educação utiliza a edição do Enem em que o participante obteve o melhor desempenho.

Critérios de Renda para o Prouni

Para obter a bolsa integral do Prouni, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo