Educação

RN recebe a primeira Faculdade de Energias Renováveis do Brasil

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Norte (Senai-RN) lançou oficialmente a Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais (Faeti), marcando a inauguração da primeira instituição voltada a energias renováveis no Brasil. As aulas estão previstas para iniciarem em 04 de março, e as inscrições para o curso de engenharia mecânica, com duração de 5 anos, estão abertas até 30 de janeiro.

De acordo com o que foi divulgado, a seleção dos alunos será feita através de diferentes portas de entrada, sendo possível ingressar pela nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou pelo vestibular próprio da Faeti. Serão oferecidas 45 vagas para a primeira turma, com 16 para ampla concorrência (por meio do Enem ou vestibular), 20 para candidatos vinculados a empresas industriais, 4 para ex-alunos do Sesi e 5 para colaboradores ou familiares de colaboradores do Senai-RN.

O curso será ministrado nas instalações do Hub de Inovação e Tecnologia (HIT/Senai) em Natal, contando com pesquisadores da instituição como professores, além da abertura de processo seletivo para contratar outros profissionais. A mensalidade para a Faeti será de R$ 1.549,66, com descontos previstos de acordo com o perfil dos candidatos.

O que nós formaremos são engenheiros mecânicos capazes de trabalhar na indústria de móveis, de alimentos, de cerâmica, e onde mais houver necessidade. Mas a ênfase que daremos nos exemplos e na prática será nas energias renováveis, atividade com muita tecnologia embarcada que é liderada nacionalmente pelo estado, mas que cresce para além das fronteiras do Rio Grande do Norte e do Brasil, com grande demanda por profissionais, em um contexto em que a transição energética e a descarbonização da economia ganham força”, disse Rodrigo Mello, diretor regional do Senai-RN e da Faeti.

Faeti – a primeira faculdade do Brasil focada em energias renováveis

A Faeti se destaca por ser a primeira Faculdade do Brasil focada em energias renováveis, e sua criação foi autorizada quase um ano após a emissão de parecer favorável da Secretaria de Regulação do Ensino Superior e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vinculados ao Ministério da Educação.

O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), Roberto Serquiz, ressalta a importância da instituição para o estado, que já lidera a geração de energia eólica no país. “Nós falamos que o estado é vocacionado para as energias renováveis e os números estão aí para mostrar. Então essa Faculdade vem somar ao que temos realizado para fazermos mais e melhor, ou seja, para termos projetos melhores e parques melhores, o que vem muito de encontro ao que o mundo pede”, destacou.

O investimento no ensino superior é uma extensão das atividades do Senai-RN na área de educação, que registrou 16.240 matrículas em diversos cursos nos primeiros sete meses do ano. Além disso, foram realizados 1.604 atendimentos em serviços relacionados a Soluções de Tecnologia e Inovação, beneficiando 386 empresas de diferentes portes, abrangendo áreas como metrologia, Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação.

A Faculdade será parte integrante do Hub de Inovação e Tecnologia do Senai-RN em Natal, onde já estão instalados o CTGAS-ER e o ISI-ER, ambos referências na área de energia. O lançamento da Faeti foi celebrado em uma cerimônia que contou também com a presença da governadora Fátima Bezerra (PT), que destacou o protagonismo do estado no setor de energias renováveis.

Voltada as Energias Renováveis e a Tecnologia Industrial, a Faeti oferecerá inicialmente 45 vagas em Natal-RN. (Foto: Divulgação / Pedro Lucas Rebouças/ Senai)
Voltada as Energias Renováveis e a Tecnologia Industrial, a Faeti oferecerá inicialmente 45 vagas em Natal-RN. (Foto: Divulgação / Pedro Lucas Rebouças/ Senai)

O vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Amaro Sales de Araújo, enfatizou a relevância da Faeti para o desenvolvimento industrial, ressaltando a escassez de engenheiros no Brasil e a necessidade de formação de profissionais qualificados para atender à demanda do mercado.

“Nós temos pouca formação de engenheiros no Brasil”. “O país hoje entrega 80 mil engenheiros por ano, enquanto países como a Rússia entregam 120 mil. A gente ainda fica a dever. Precisamos de mais formação, de mais capacidade de entregar ao mercado e o Rio Grande do Norte, que é o maior produtor de energias renováveis do país, não podia ficar sem a sua Faculdade na área”, ressaltou o vice-presidente do CNI.

Inscrições e mais informações sobre a Faeti

Promovido pela Faeti, o curso de engenharia mecânica com foco em energias renováveis pode ser acessado diretamente no site da nova instituição de ensino. No canal também é possível saber mais sobre o curso, sua metodologia e grade curricular, além dos valores de investimento e professores que compõem o corpo docente.

Vale salientar que o curso tem uma duração de 10 semestres (equivale a 5 anos), e é presencial, sendo ministrado no turno noturno. Sua graduação equivale ao título de bacharel em Engenharia Mecânica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo