Educação

Cronogramas do Prouni, Sisu e Fies são liberados pelo MEC

O Ministério divulgará em datas próximas a abertura das inscrições de cada seleção e as quantidades de vagas a serem ofertadas em cada programa

Na última quarta-feira (07) foi publicado pelo Diário Oficial da União os editais que contém os cronogramas do processos seletivos para o segundo semestre de 2023 do Prouni, Sisu e Fies.

O Ministério da Educação (MEC) apresentou informações sobre Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Universidade para Todos (Prouni).

MEC divulga cronograma Prouni, Sisu e Fies (Créditos:Foto/Reprodução)

O MEC divulgará em datas próximas a abertura das inscrições de cada seleção as quantidades de vagas a serem ofertadas em cada programa.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O estudante vai ser classificado nos três processos com base na nota obtida no ano de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

No Prouni as notas obtidas no ENEM de 2021 também podem ser usadas. No Fies os estudantes interessados se quiserem, podem usar a nota do Enem a partir de 2010.

Prouni

A inscrição pode ser feita no dia 27 de junho. E podem ser realizadas até o dia 30 deste mês. O resultado tem como data estipulada para sair em duas chamadas: a primeira será publicada no dia 4 de julho e a segunda no dia 24 do mesmo mês.

O programa ainda oferece uma lista de espera, para aqueles que não forem selecionados nas chamadas regulares. Para isso, o estudante deve manifestar o interesse.

Com bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior, para cursos de graduação e sequenciais de formação específica, realizado pelo governo federal.

Destinado para estudante sem diploma de nível superior, além de professores da rede pública de ensino também podem disputar uma bolsa, com exclusividade para os cursos de licenciatura e pedagogia.

Sisu

A inscrição pode ser feita entre os dias 19 a 22 de junho, o resultado será divulgado no dia 27 desse mês. O programa engloba vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil.

Sendo a maioria delas ofertada por instituições federais. Através de um sistema informatizado que realiza a seleção dos estudantes com base na nota do Enem. As vagas são abertas semestralmente.

Tudo isso de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos. Assim o candidato não pode ter tirado zero na redação. O estudante pode escolher até duas opções de curso entre as ofertadas.

Os que não forem selecionados, em nenhuma das duas opções de curso ainda podem disputar uma das vagas por meio da lista de espera do Sisu. No mínimo 50% das vagas são para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Sendo metade delas reservadas para aqueles oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. Assegurados na Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012).

Fies

Já o Fies tem prazo de inscrição de 4 a 7 de julho e seu resultado com chamada única será em 11 de julho. O programa do governo federal tem como intuito facilitar o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior oferecidos por instituições privadas.

Foi criado em 1999 e está representado em duas modalidades desde 2018. Oferecendo juros zero a quem dispõem de menor renda e variáveis de acordo com a renda familiar do estudante.

O candidato pode participar se tiver realizado o Enem, a partir de 2010. Precisa ter em média igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação. A renda familiar mensal tem que ser de até três salários mínimos.

Bolsistas parciais do Prouni também podem participar do Fies. Assim pode-se financiar a parte da mensalidade que não é coberta pela bolsa, desde que se harmonize nas condições previstas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo