Educação

Redação do Enem 2023 aborda mulheres e a invisibilidade do trabalho de cuidar

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023) trouxe à tona um assunto contemporâneo e crítico: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil“. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou a temática neste domingo (5), acendendo debates e expectativas sobre a abordagem dos candidatos frente a tal tópico.

As provas do Enem 2023, que começaram às 13h30 e se estendem até as 19h (horário de Brasília), trazem além da redação, desafios nas áreas de linguagens, códigos e ciências humanas. Porém, é na redação que muitas vezes se encontra a essência do exame, ao exigir dos alunos não só conhecimento, mas também a capacidade de refletir sobre questões sociais urgentes.

Repercussões e perspectivas nas redes sociais

A escolha do tema gerou reações mistas nas redes sociais. Muitos usuários elogiaram a relevância do assunto, mas pontuaram que a formulação poderia ser mais direta, temendo que a complexidade na apresentação possa confundir os participantes.

Mensagens como “É um tema complexo, mas é bem necessário e atual” ou “Não é um tema ruim, porém achei mal formulado” pipocaram na internet, demonstrando a preocupação com a clareza da proposta. Apesar das críticas, a importância do debate sobre o papel da mulher e a valorização do seu trabalho de cuidado foi amplamente reconhecida.

A visão dos educadores

Professores de cursinhos comentaram sobre a pertinência do tema, enaltecendo sua relevância e oportuno alinhamento com questões sociais contemporâneas.

A necessidade de os alunos buscarem compreender as causas e consequências da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pelas mulheres é um exercício de empatia e compreensão social fundamental para o desenvolvimento de soluções“, explica o assessor de Redação do Sistema Positivo de Ensino Fábio Gusmão.

Diretrizes para uma boa redação

Para uma redação bem-sucedida, o Inep orienta que os estudantes produzam um texto dissertativo-argumentativo articulado, coeso e coerente. Importante é que se apresente uma proposta de intervenção viável e respeitosa aos direitos humanos, ancorada em um ponto de vista bem fundamentado. As cinco competências que os avaliadores esperam identificar nos textos incluem domínio do português formal, compreensão e desenvolvimento do tema proposto, habilidade em argumentação, e, por fim, a elaboração de uma proposta de intervenção consciente e humanizada.

Critérios de avaliação e possíveis penalidades

A redação do Enem 2023 requer atenção especial a critérios que, se não atendidos, podem levar a uma nota zero. Isso inclui desvios do tema, textos insuficientemente desenvolvidos, estrutura inadequada, além de posturas que desconsiderem a seriedade do exame. Os estudantes devem se manter vigilantes quanto a essas diretrizes para evitar penalidades severas que possam comprometer seu desempenho.

O debate sobre a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pelas mulheres é urgente e o tema escolhido pelo Inep não apenas desafia os participantes a se debruçarem sobre uma questão atual, mas também reflete uma crescente conscientização social que tem sido observada em várias frentes, incluindo o reconhecimento internacional através da promulgação do Dia Internacional do Cuidado pela ONU.

A expectativa é que os participantes do Enem deste ano consigam articular suas perspectivas de maneira clara e propositiva, contribuindo para a discussão desse tema tão essencial para a sociedade brasileira. A resposta dos estudantes na redação do Enem 2023 será, sem dúvida, um indicativo valioso de como as novas gerações percebem e estão preparadas para enfrentar os desafios relacionados à igualdade de gênero e à valorização do trabalho feminino em todas as suas dimensões.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo