Brasil

Falésias de Pipa: cenário de beleza e tragédias repetidas!

As falésias da Praia de Pipa, localizadas no litoral sul do Rio Grande do Norte e famosas pela sua impressionante beleza natural, têm se transformado em cenário de repetidos e trágicos acidentes. O episódio mais recente, que ocorreu em 17 de janeiro, teve como vítima uma turista de Roraima, somando-se a uma crescente e alarmante sequência de incidentes envolvendo turistas e passeios de quadriciclo nesta região. Este triste acontecimento realça não apenas os perigos inerentes ao local, mas também levanta questões importantes sobre a segurança em um dos destinos turísticos mais cobiçados do Brasil.

Episódio de janeiro de 2024

No fatídico dia 17 de janeiro, a Praia de Pipa foi palco de mais um acidente trágico envolvendo um quadriciclo. A vítima, uma turista de Roraima de 30 anos, estava desfrutando de um passeio pela região quando, de forma inesperada, perdeu o controle do veículo e caiu da falésia. Segundo testemunhas, o acidente ocorreu em um trecho conhecido pela sua vista panorâmica, mas também por sua periculosidade.

De acordo com os militares do Corpo de Bombeiros (que atenderam a ocorrência), uma outra mulher, de 29 anos, também estava no veículo quando ele despencou, por volta das 16h40. Ela foi levada no helicóptero da Secretaria Estadual de Segurança Pública para o Pronto-socorro Clóvis Sarinho, em Natal, e estava consciente quando chegou, segundo informou a unidade. O estado de saúde dela – atualmente – é estável.

Turista morre após cair de falésia em quadriciclo na praia de Pipa
Equipes do Corpo de Bombeiros e da PM estiveram no local prestando os primeiros socorros às vítimas de queda na falésia de Pipa — Foto: Cedida/Polícia Militar

Este incidente adiciona-se a uma série de acidentes similares que têm ocorrido na mesma área. A frequência desses eventos alarmantes levou as autoridades locais a tomar medidas. Em resposta imediata ao último acidente, a Prefeitura de Tibau do Sul (município onde localiza-se a famosa Praia da Pipa) anunciou a abertura de um inquérito administrativo. O objetivo é investigar não apenas as circunstâncias específicas que levaram à queda fatal da turista, mas também avaliar a eficácia das regulamentações de segurança atuais para os passeios de quadriciclo na região.

A intenção do inquérito, conforme declarado pela prefeitura, é desenvolver um entendimento mais profundo sobre os riscos associados a estas atividades turísticas e, se necessário, implementar medidas mais rigorosas para garantir a segurança dos visitantes. As autoridades locais enfatizam a importância de encontrar um equilíbrio entre aproveitar a beleza natural da região e assegurar que atividades turísticas como passeios de quadriciclo sejam realizadas com o máximo de segurança.

Histórico de acidentes nas Falésias de Pipa

A sequência de acidentes na Praia de Pipa, famosa por suas falésias majestosas, começou a se destacar em setembro de 2020, marcando um período preocupante para este destino turístico. Naquele mês, um casal de turistas vivenciou um momento de terror quando o quadriciclo que conduziam no Chapadão, uma área especialmente íngreme e desafiadora, se descontrolou.

O casal, que é de João Pessoa (PB), fazia um passeio com um quadriciclo, quando o homem perdeu o controle no trecho do Chapadão e acabou caindo. Local, um dos principais pontos turísticos da praia, chega a até 40 metros de altura. Mulher foi socorrida por equipe de saúde com apoio de populares — Foto: Redes sociais
O casal, que é de João Pessoa (PB), fazia um passeio com um quadriciclo, quando o homem perdeu o controle no trecho do Chapadão e acabou caindo. Local, um dos principais pontos turísticos da praia, chega a até 40 metros de altura. Mulher foi socorrida por equipe de saúde com apoio de populares — Foto: Redes sociais

O condutor, um jovem de 21 anos, não conseguiu manter o controle do veículo, resultando em uma queda dramática. Acompanhava-o sua namorada, que na época estava grávida de um mês, e ambos sofreram ferimentos graves. De acordo com o pelotão da Polícia Militar de Pipa, tanto o homem quanto a mulher estavam conscientes quando foram resgatados.

Pouco mais de um ano depois, em novembro de 2021, um jovem de 19 anos, originário de Fortaleza, enfrentou um destino semelhante. Durante um passeio solitário, ele perdeu o controle do seu quadriciclo e caiu da mesma falésia. A queda resultou em fraturas sérias no fêmur e na coluna, exigindo intervenções cirúrgicas. Esse incidente reacendeu o debate sobre a segurança no local.

Apesar da gravidade dos ferimentos, a equipe de saúde do município afirmou que o jovem de Fortaleza estava consciente e orientado na hora em que foi socorrido. Após resgate, ele passou por cirurgias — Foto: Cedida
Apesar da gravidade dos ferimentos, a equipe de saúde do município afirmou que o jovem de Fortaleza estava consciente e orientado na hora em que foi socorrido. Após resgate, ele passou por cirurgias — Foto: Cedida

Em julho de 2023, as falésias de Pipa foram novamente palco de um acidente alarmante, desta vez envolvendo duas irmãs. As jovens, em um passeio de quadriciclo pela área, perderam o controle do veículo e despencaram da falésia. Felizmente, a presença de uma vegetação densa no barranco amorteceu a queda, salvando-as de consequências mais trágicas.

O mais recente e lamentável episódio antes do acidente de janeiro de 2024 ocorreu em novembro de 2022. Um turista de 68 anos, vindo do Rio de Janeiro, sofreu uma queda fatal ao perder o controle do quadriciclo.

Testemunhas relataram que o homem – conhecido por Jouber Manhães, perdeu o controle do quadriciclo, que acelerou em direção à borda da falésia e em seguida caiu. Ele estava sozinho no momento do acidente, e a tragédia trouxe uma tristeza profunda para a comunidade local e para os visitantes da região.

Esses incidentes, ocorrendo em um local de reconhecida beleza natural, destacam a complexa interação entre a natureza deslumbrante e os perigos ocultos, e colocam em xeque as medidas de segurança adotadas para atividades turísticas na região.

Características da área conhecida por “Chapadão”

A localização geográfica do Chapadão, junto à costa, faz com que seja não apenas um ponto de interesse natural, mas também um local estratégico para apreciar o pôr do sol --- Foto: Site Vive Pipa
A localização geográfica do Chapadão, junto à costa, faz com que seja não apenas um ponto de interesse natural, mas também um local estratégico para apreciar o pôr do sol — Foto: Site Vive Pipa

O Chapadão é uma das áreas mais emblemáticas e visualmente impressionantes da Praia de Pipa, localizada no município de Tibau do Sul, no litoral sul do Rio Grande do Norte. Esta região se destaca por suas falésias imponentes, que se erguem majestosamente a até 40 metros de altura acima do nível do mar. O Chapadão oferece uma vista panorâmica deslumbrante do Oceano Atlântico, uma imagem que fascina e atrai visitantes de todo o mundo.

A localização geográfica do Chapadão, junto à costa, faz com que seja não apenas um ponto de interesse natural, mas também um local estratégico para apreciar o pôr do sol e a paisagem marítima. Sua proximidade com a vila de Pipa o torna acessível a turistas, que frequentemente visitam a área para tirar fotos, contemplar a paisagem e, para os mais aventureiros, explorar as trilhas e caminhos em quadriciclos.

A popularidade do Chapadão como ponto turístico é indiscutível. Ele atrai um grande número de visitantes anualmente, que buscam tanto a beleza natural quanto a emoção de atividades ao ar livre. Entretanto, essa mesma popularidade vem acompanhada de desafios significativos em termos de segurança. As falésias, embora belas, representam um perigo real para aqueles que se aventuram muito perto de suas bordas, especialmente quando conduzindo veículos como quadriciclos.

A combinação de altura vertiginosa, proximidade com o oceano e terreno irregular faz do Chapadão tanto uma maravilha natural quanto um local de potencial risco. Este cenário requer uma abordagem cautelosa e respeitosa, tanto por parte dos turistas quanto dos operadores turísticos, para garantir que a experiência na Praia de Pipa continue a ser segura e prazerosa para todos.

Regulamentações e medidas de segurança

Em resposta aos frequentes acidentes nas falésias de Pipa, a Prefeitura de Tibau do Sul implementou, desde 2021, uma lei mais rigorosa para regulamentar o uso de quadriciclos na região. Esta legislação foi criada com o objetivo de aumentar a segurança dos turistas e minimizar o risco de acidentes.

As regulamentações incluem a obrigatoriedade de uso de equipamentos de segurança, como capacetes, e a imposição de uma idade máxima de cinco anos para os veículos utilizados nos passeios. Além disso, as empresas que exploram esses passeios turísticos são obrigadas a contratar seguros de acidentes pessoais para os passageiros. A lei também estipula que a ocupação máxima por veículo é de duas pessoas, proibindo o transporte de crianças menores de sete anos.

Outra medida importante é o limite de velocidade estabelecido para os quadriciclos, que não devem ultrapassar 50 km/h. Em caso de descumprimento dessas regulamentações, as penalidades vão desde multas que variam de R$ 500 a R$ 3.000 até a suspensão das atividades das empresas infratoras.

Apesar dessas medidas de segurança serem um passo significativo para a proteção dos turistas, os acidentes recentes levantam questões sobre sua eficácia. A persistência de tais eventos trágicos sugere a necessidade de uma avaliação mais aprofundada das práticas de segurança e talvez de uma implementação mais rigorosa das regulamentações existentes.

Além disso, esses acidentes têm um impacto profundo na comunidade local e na indústria do turismo. A Praia de Pipa é um destino turístico importante para a economia da região, e a reputação do local pode ser afetada negativamente por esses incidentes. Por outro lado, o aumento das medidas de segurança pode, paradoxalmente, reforçar a percepção de Pipa como um destino turístico responsável e preocupado com o bem-estar de seus visitantes.

O equilíbrio entre aproveitar a beleza natural do local e garantir a segurança dos turistas é um desafio contínuo.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo