EconomiaMundo

Dia dos solteiros? Conheça a data que celebra o amor próprio

No Brasil o Dia dos Solteiros é comemorado nesta terça-feira (15), a origem da escolha da data, porém, é desconhecida. O país que tem mais tradição no Dia dos Solteiros é a China. Por lá, porém, a data é comemorada no dia 11 de novembro. E o dia não é para festas e baladas, é para fazer compras.

Por lá, o comércio aderiu à data e realiza uma série de promoções, o mais próximo que temos no Brasil, seria a Black Friday. A data chinesa, segundo a versão mais difundida, foi criada em 1993 por jovens estudantes da Universidade de Nanquim como um evento contrário ao Dia dos Namorados.

Dia dos Solteiros

Ainda que o evento seja mais voltado para o e-commerce e os jovens, especialistas veem espaço para abocanhar novos mercados. E, para não deixar a mercadoria encalhar, descontos não bastam: as varejistas recorrem a campanhas com celebridades, cashback, frete grátis e lives.

Lá, se tornou tão forte que, no ano passado, o faturamento global chegou a US$ 74 bilhões (R$ 406 milhões), “mais de oito vezes tudo que todos os e-commerces venderam na Black Friday”, diz Felipe Zmoginski, chefe de comunicação do AliExpress.

No Brasil, apesar de o consumidor ser seduzido pelas ofertas, o nome não pegou. As pessoas, em geral, não têm orgulho de serem solteiras, é um país relacional. Mas isso pode ser ressignificado. Trazer essa cultura oriental ainda é muito recente, estamos começando a experimentar o marketplace chinês, então, as marcas estão trazendo uma nova data comercial com outro nome, explica a professora de pesquisa e comportamento do consumidor da ESPM Rio, Karine Karam.


Descubra mais sobre N10 Notícias

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo