Tecnologia

Alerta de golpe: números estrangeiros oferecem vagas de emprego via WhatsApp

Nos últimos dias apareceram vários relatos sobre o recebimento de mensagens de números estrangeiros no WhatsApp. Usuários afirmam que desconhecidos entram em contato e até tentam chamar atenção com ligações no aplicativo. Os códigos de Discagem Direta Internacional (DDI), que ficam no começo dos números, são diferentes do brasileiro (+55) e em muitos casos a abordagem envolve uma suposta vaga de emprego em que seria possível ganhar uma renda considerável trabalhando por pouco tempo.

Confira exemplos das mensagens recebidas pelos usuários:

Golpe via WhatsApp (Créditos: Twitter)
Números estrangeiros oferecem vagas de emprego via WhatsApp (Créditos: Twitter)
Números estrangeiros oferecem vagas de emprego via WhatsApp (Créditos: Twitter)

Já há alguns anos, o contato de números estrangeiros desconhecidos pelo WhatsApp é uma realidade para brasileiros. O WhatsApp não tem um recurso de bloquear por antecipação os números desconhecidos. Assim, a melhor saída à disposição é denunciar o número desconhecido para a plataforma. Confira abaixo como fazer nesses casos:

  • Na tela da conversa, clique nos três pontinhos (⋮)
  • Clique “Mais” e, em seguida em “Denunciar”
  • Escolha se você quer bloquear o contato e apagar a conversa – esta opção fica ativada por padrão, por isso, considere tirar prints das mensagens antes de confirmar o bloqueio
  • Selecione “Denunciar”
  • Informe por que o número está sendo bloqueado, como “conteúdo indesejado”, se você não optar por bloquear o contato, esta tela não será exibida.

Se o conteúdo for grave e incluir questões como ameaças à vida, também é recomendado fazer uma denúncia formal à polícia.

Veja como proteger os seus dados do WhatsApp

Mesmo realizando a denúncia contra o número desconhecido, ainda há outras medidas que devem ser tomadas para prevenir que suas informações sejam acessadas por terceiros. É preciso que o usuário do WhatsApp acesse as “Configurações” no Android, é preciso clicar antes nos três pontinhos que aparecem no topo da tela inicial e, em seguida, selecione “Privacidade”. Nesta área, o aplicativo permite:

  • Controlar quem poderá ver sua foto de perfil – criminosos podem usá-la para se passar por você em outra conta no aplicativo; por isso, a recomendação é mostrar a sua foto apenas para seus contatos;
  • Limitar quem vê dados como “visto por último”, “online” e status – para ter mais proteção, escolha mostrar esses dados somente para seus contatos em cada um;
  • Definir quem pode te adicionar em grupos – para não cair em grupos de desconhecidos, escolha limitar este recurso para os seus contatos;
  • Silenciar chamadas de números desconhecidos – elas ainda aparecerão na aba Chamadas e nas notificações.

Ainda sobre esses casos, passou a circular recentemente uma mensagem por SMS e WhatsApp, de um número desconhecido onde a pessoa se diz ser “gerente de projetos” ou “gestor” de uma empresa grande como Amazon ou Mercado Livre. No teor da mensagem, a pessoa afirma que você foi selecionado para uma vaga de emprego de meio período ganhando até um salário mínimo por dia.

O link que está na mensagem leva para uma nova mensagem no aplicativo que esconde um esquema de phishing, que significa enganar as pessoas para que compartilhem informações confidenciais, como senhas e números de cartões de créditos, feito para roubar dados pessoais e até dinheiro via Pix.

Confira como é a mensagem do golpe:

Olá, sou o gerente geral do projeto Am e atualmente estou recrutando uma equipe de meio período.
Você pode trabalhar meio período no seu telefone. Um trabalho de meio período leva de 10 a 20 minutos!
Os recém-chegados ganham imediatamente 50 reais. Salário diário: 500-1500 reais.
Este trabalho exige que você tenha pelo menos 20 anos de idade.
(Responder 1 Clique no link para nos adicionar
)

Entenda sobre o novo Golpe

Segundo informações o site Reclame Aqui acumula denúncias sobre o novo golpe. Uma das vítimas conta ter sido atraída pela promessa de um emprego na Amazon, mas ao clicar no link e conversar com o golpista pelo aplicativo de mensagem, a vítima foi induzida a comprar um suposto curso preparatório de R$ 250.

A Amazon afirmou que “nunca solicita informações de acesso, como login e senha, a qualquer consumidor ou entra em contato via WhatsApp para divulgar vagas e oportunidade de renda extra”, e confirmou que não possui ligação com a mensagem que vem circulando.

O Mercado Livre, segunda empresa citada nas mensagens do golpe, também disse, através de sua página no LinkedIn, que “não divulga oportunidades de trabalhos por SMS, WhatsApp, Telegram ou outros grupos de redes colaborativas”.

O sócio e diretor da empresa de segurança digital Blaze, Julio Cesar Fort, contou que o esquema parece ser operado por golpistas na Índia. “É possível, às vezes, perceber erros de português devido a traduções automáticas”, explica.


Descubra mais sobre N10 Notícias

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo