Negócios

WhatsApp lança recurso que permite de check-in em voo a reserva em restaurante; veja como funciona

Nesta quarta-feira (20) o WhatsApp ampliou os recursos que são voltados para as empresas, parte da estratégia da companhia para ampliar a monetização do app. Durante um evento realizado em Mumbai, na Índia, o WhatsApp anunciou o lançamento global do Flows, funcionalidade que permite o gerenciamento de serviços pelo aplicativo.

O novo sistema da empresa permite que o usuário, por exemplo, use o WhatsApp para realizar o check-in para um voo e escolher um assento no avião, para agendar um horário com um médico ou para reservar uma mesa em um restaurante. Para isso, o aplicativo vai contar uma interfaces específicas, que poderão ser ativadas através das empresas.

O Flows vai permitir reserva de assentos e check-in pelo WhatsApp — Foto: Divulgação/WhatsApp

Sobre o check-in o WhatsApp mostra um mapa com assentos disponíveis no voo que poderão ser escolhidos pelo usuário. Para agendamento de serviços, as empresas vão poder compartilhar uma ferramenta customizada de reservas, que será integrada aos sistemas internos dos negócios. Outra possibilidade é gerenciar carrinho de compras e outros serviços.

Nova ferramenta estará disponível para empresas que usam WhatsApp Business

O Flows vai estar disponível para as as empresas que usam a Plataforma WhatsApp Business (API). Por enquanto, a ferramenta está rodando no Brasil apenas com negócios parceiros. A expectativa é que, em breve, a atualização esteja acessível para todas as empresas que usam o serviço corporativo do app.

Banco PAN, Itaú e Magazine Luiza estão entre as companhias que participam do lançamento piloto do sistema. No caso do PAN, ele é aplicado para contratação de serviços de crédito e gerenciamento de itens no carrinho de compras. Na varejista, o sistema será usado para agendamento com especialistas em consórcios. Os clientes desse braço da empresa também podem podem gerenciar boletos e ofertas de lances pelo Flows.

Monetarização e business

O anúncio foi realizado através do presidente da Meta, Mark Zuckerberg, durante o Meta Conversations 2023, na Índia. O país, junto com o Brasil, tem funcionado como uma espécie de laboratório de testes do aplicativo de mensageria para o lançamento de novos recursos, especialmente aqueles voltados para empresas.

Selo de Verificação — Foto: Divulgação/WhatsApp

Enquanto o evento acontecia, a empresa também informou que vai expandir o selo de verificação Meta Verified para negócios no Instagram, Facebook e WhatsApp. Hoje, o selo é concedido apenas para algumas empresas. Os testes vão começar no WhatsApp nos próximos meses. Além do selo, o serviço vai dar acesso a mais funcionalidades, como uso de conta comercial em diversos dispositivos por funcionários.

A estratégia de ampliar ferramentas para negócios faz parte do caminho que a empresa tem tomado para aumentar a monetização do app, com o braço WhatsApp Business, lançado em 2018. Esse tem sido um desafio da Meta desde a compra do aplicativo, em 2014, por US$ 16 bilhões.

“Business Messaging (‘mensageria para negócios’, em tradução livre) é uma prioridade da Meta. Esse novo recurso faz parte de uma série de investimentos em experiências conversacionais no WhatsApp”, disse Nikila Srinivasan, vice presidente de Business Messaging na Meta, em comunicado.

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