Tecnologia

Com mais de 10 milhões de usuários, 5G completa um ano no Brasil

Nesta quinta-feira (06) com grande expansão a rede 5G completa um ano de operação no Brasil. A tecnologia vai muito além das metas estabelecidas e fixadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e chega a marca de mais de 10 milhões de usuários atendendo a mais de 150 cidades.

Responsável por reunir as empresas de telecomunicações e conectividades, a Conexis Brasil Digital realizou um levantamento sobre o 5G. De acordo com análise feita pelo sindicado, a nova tecnologia alcançou cerca de 10 milhões de usuários, nos seus primeiros 11 meses. Para efeito de comparação, a mesma quantidade de usuários do 4G só foi atingida após 26 meses.

Ao que se refere sobre os locais atendidos pela tecnologias, as operadoras instalaram o 5G em todas as capitais. Todas as cidades que possuem mais de 500 mil habitantes e também em metade das cidades com mais de 200 mil habitantes. Os números apresentados segundo a Conexis Brasil Digital estão muito além das metas que foram estipuladas pela Anatel.

De acordo com Moisés Moreira, conselheiro da Anatel e presidente do GAISPI (grupo responsável por acompanhar a instalação da nova rede 5G), o que antecipou o cumprimento de metas além do esperado foi o esforço do grupo de trabalho em acelerar o processo. “A quantidade de cidades atendidas é significativamente maior do que a obrigação estabelecida em edital para o presente momento. O que mostra a acelerada adoção da nova tecnologia”, afirmou.

Porém o sinal ainda apresenta intermitência, isso porque mesmo em cidades que a tecnologia encontra-se disponível alguns usuários ainda enfrentam dificuldades para acessar a rede. Vale ressaltar que isso pode acontecer por dois motivos: o aparelho precisa estar próximo de uma antena 5G; e precisa ser compatível com a rede.

Entenda expansão do 5G no Brasil

Um dos motivos para a rápida expansão da rede 5G no Brasil segundo a Conexis Brasil Digital foi o leilão privilegiar os investimentos na instalação e expansão da tecnologia, ao invés de concentrar-se apenas em quem pagaria o maior valor. Entretanto apesar da rápida expansão alguns desafios são enfrentados ao longo do processo.

Entre esses desafios as legislações municipais desatualizadas, que atrasam ou impedem a instalação de mais antenas. De acordo com informações do projeto Conecte 5G realizado através da Conexis, das 155 cidades com mais de 200 mil habitantes incluindo as capitais metade delas, 77, tem leis desfavoráveis ou não tem legislação específica para a instalação de antenas. 54 dessas cidades têm leis de antenas favoráveis para a expansão do 5G. E 24 têm legislação específica, mas que ainda demandam ajustes para ter mais aderência à Lei Geral de Antenas.

A rede 5G possuí uma vantagem em relação as outras redes, isso porque ela exige a utilização de antenas pequenas, que dispensam torres e podem ser instaladas na fachada de prédios e até em postes e semáforos. Sem interferir na paisagem urbana. Porém por sua frequência ser mais alta e ter o comprimento de onda menor, a rede precisa de uma instalação de mais antenas que os outros tipos de sinais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo