Mundo

Ron DeSantis, pré-candidato à Casa Branca, ataca brasileiros: ‘Vocês não têm direito de vir aos EUA’

O governador Ron DeSantis, da Flórida, afirmou durante a campanha para obter a indicação do Partido Republicano à Casa Branca e a retórica contra o fluxo de imigrantes brasileiros nos EUA com o intuito de angariar o voto conservador de seus correligionários. “Se você está no Brasil, você não tem o direito de vir para este país”. Enfatizou, em entrevista à emissora de rádio WGIR, de New Hampshire.

Essa declaração, faz referência aos brasileiros em geral e reforça a política linha-dura de imigração do governador, considerado o único com chances de desbancar o ex-presidente Donald Trump na indicação do partido às eleições do próximo ano. DeSantis juntou a Polônia e o Brasil para dizer que seus cidadãos não são bem-vindos nos EUA.

“As pessoas vêm porque o povo americano acha que é do nosso interesse receber pessoas”, constatou. Com isso, Ron DeSantis descarta se eleito, conceder anistia aos que estão em situação irregular no país e defende um sistema parecido com o do Canadá ou da Austrália. Que foca nas habilidades e nas qualificações do imigrante para recebê-los.

DeSantis pretende acabar com a possibilidade de estender a cidadania à família do imigrante. “Um cidadão americano deve trazer ou cônjuge ou filhos estrangeiros. Mas trazer esses primos, tios e tal não é o caminho. Vamos nos livrar disso e nos concentrar mais nas necessidades dos americanos”, afirmou.

Os Estados Unidos abriga a maior população imigrante brasileira do mundo, segundo o Instituto de Política da Migração, think tank americano mantido pelo Carnegie Endowment for International Peace. Mas eles representam apenas 1% dos 44,9 milhões de imigrantes do país. Metade dos brasileiros se concentra em três estados. Flórida (22%), Massachusetts (17%) e Califórnia (11%).

DeSantis tem como objetivo superar Trump com uma abordagem mais severa. Aliás, o slogan “Sem Desculpas”, de sua plataforma anti-imigração, é também um recado direto a Trump. O de que ele não conseguiu cumprir promessas e combater, em seu mandato, a imigração ilegal.

Conheça Ron DeSantis

Ron DeSantis foi eleito pela primeira vez para a Câmara dos Representantes em 2012. Apenas seis anos depois, em 2018, após uma breve candidatura para senador, se tornou governador. Nascido em Jacksonville, na Flórida, em 1978, estudou história na Universidade de Yale, onde foi capitão do time de beisebol, e logo depois entrou na faculdade de direito de Harvard.

Durante seu segundo ano na faculdade de direito, ele foi designado para o braço jurídico da Marinha dos EUA, onde trabalhou com detentos na prisão de Guantánamo, e também foi consultor jurídico dos Navy Seals, o grupo de elite da Marinha americana, enviados ao Iraque. Embora tenha sido dispensado com honras do serviço militar em 2010, ele continua servindo na reserva da Marinha americana.

Foi também nessa época que ele conheceu sua esposa, Casey, uma repórter de TV local que sobreviveu a um câncer e ajudou a arrecadar fundos após a passagem do furacão Ian em 2022.


Descubra mais sobre N10 Notícias

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo