Mundo

Tesla dispensa 10% de funcionários para reduzir custos

Ao todo foram dispensados 14 mil funcionários. A decisão de redimensionar foi tomada em meio a perspectivas frágeis de crescimento.

(ANSA) – A montadora de carros elétricos, Tesla, anunciou nesta segunda-feira (15) um corte de 10% na força de trabalho a nível global.

Em um e-mail aos funcionários, o bilionário Elon Musk, CEO da empresa, explicou que a iniciativa se deveu, em alguns casos, à duplicação de vagas, mas também à necessidade de reduzir custos.

Ao todo foram dispensados 14 mil funcionários. A decisão de redimensionar foi tomada em meio a perspectivas frágeis de crescimento, desaceleração geral das vendas e concorrência crescente.

Além do layoff, foi anunciada a saída do executivo Drew Baglino, vice-presidente sênior para propulsão e energia, que estava na empresa há 18 anos.

Não há nada que eu odeie mais, mas precisa ser feito. Permitirá que sejamos mais ágeis, inovadores e vorazes para a próxima fase de crescimento”, escreveu Musk.

As dificuldades da Tesla emergiram com mais força no quarto trimestre de 2023, quando perdeu a primazia em vendas para carros elétricos, ultrapassada pela chinesa BYD. Além disso, foi registrada a primeira queda anual das vendas desde 2020.

Os problemas estão inseridos em um contexto geral de desaceleração das compras, já que consumidores vêm adiando a aquisição ou têm preferido carros híbridos.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo