Educação

Empatado com o Piauí, RN é destaque no Nordeste na Redação do Enem

Nesta terça-feira, 16 de janeiro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou as notas individuais e dados estatísticos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Entre os destaques, as notas da redação (tidas como mais esperadas) revelaram um total de 60 notas máximas nesta edição.

Dentre essas notas, 25 foram conquistadas por estudantes da região Nordeste, consolidando-a como líder nacional em notas máximas. Destaques especiais para os estados do Rio Grande do Norte e Piauí, que alcançaram seis notas máximas cada. No cenário geral, Rio de Janeiro e São Paulo lideraram, cada um com sete notas máximas.

Com o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, a redação do Enem 2023 incentivava alunos a pensarem sobre a questão e dissertarem. O MEC acredita que a relevância do tema contribuiu no número de notas 10 identificados nesta edição, 60 no total.

RN conseguiu obter um total de 6 notas 10 na Redação do Enem 2023, representando 10% do total de notas máximas no Brasil, tendo ao lado do Piauí os melhores desempenho do Nordeste e o segundo melhor geral atrás de São Paulo e Rio de Janeiro com 7 notas máximas. (Imagem: Reprodução / Relatório do Enem 2023)
RN conseguiu obter um total de 6 notas 10 na Redação do Enem 2023, representando 10% do total de notas máximas no Brasil. Ao lado do Piauí, obteve os melhores desempenhos do Nordeste e o segundo melhor geral, atrás de São Paulo e Rio de Janeiro com 7 notas máximas. (Imagem: Reprodução / Relatório do Enem 2023)

Apenas metade dos jovens brasileiros fizeram o Enem 2023

De acordo com dados divulgados pelo MEC, a redução no número de participantes do Enem e do número de inscritos vem caindo anualmente desde 2016. Apesar disso, há uma pequena melhora no número de inscritos no período de 2021 à 2023.

Nesta edição, mais de 4 milhões de candidatos se inscreveram, contudo apenas pouco mais de 2,7 milhões compareceram ao exame, um percentual de 68% (72,1% no RN, um pouco acima da média nacional). No entanto, ao observar apenas os concluintes deste ano no ensino público, esse número reduz ligeiramente para 46% (56% no RN, 10% acima da média nacional).

Menos da meta dos alunos que conluiram o Ensino Médio na rede pública de ensino fizeram o Enem 2023. (Imagem: Reprodução / Relatório do Enem 2023)
Menos da meta dos alunos que concluíram o Ensino Médio na rede pública de ensino fizeram o Enem 2023. (Imagem: Reprodução / Relatório do Enem 2023)

O Ministro da Educação, Camilo Santana, expressou a necessidade de compreender essa discrepância e tomar decisões informadas para ampliar a participação dos concluintes. “O nosso grande objetivo é sensibilizar os jovens brasileiros sobre a importância do Enem. Com esse objetivo, vamos articular ações com as redes estaduais e identificar o motivo dessa baixa”, destacou o ministro.

Camilo Santana ainda adiantou algumas informações sobre o programa Pé-de-Meia, que por meio de um incentivo financeiro, visa ajudar a manter estudantes no ensino médio, assim como estimular sua participação no Enem. “Posso adiantar que o estudante regular do ensino médio vai receber um percentual da poupança quando faz a prova do Enem. Então, o Pé-de-Meia será mais um estímulo para a participação. O Enem é um exame gratuito para o jovem da rede pública. É uma oportunidade de acessar o ensino superior por meio de três programas. Não há motivo para o jovem que está concluindo o ensino médio não fazer o Enem”, defendeu.

Além disso, uma pesquisa será realizada pelo Inep para identificar as razões por trás da baixa participação de alguns estudantes, visando facilitar ações futuras para ampliar o alcance do exame. Os resultados dessa pesquisa são esperados até março.

Como consultar a nota obtida no Enem 2023?

Para acessar e conferir as notas obtidas no Enem em 2023, os estudantes podem acessar a página do Participante, utilizando o login único da plataforma gov.br. Em casos de esquecimento de senha, os candidatos podem recuperá-la facilmente no site acesso.gov.br, seguindo as instruções fornecidas.

Com as notas em mãos, os participantes agora têm a oportunidade de pleitear uma vaga gratuita pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), uma bolsa de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) ou um financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Inscrições para o SISU 2024

O período de inscrição para o Sisu 2024 será de 22 a 25 de janeiro, e serão ofertadas 264.360 vagas. Os resultados do Enem também podem ser utilizados pelos estudantes em processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep.

Quanto ao Fies, o programa deverá passar por reformulações em 2024, com novas regras previstas e inscrições abertas em março. O Fies oferece condições de pagamento das mensalidades aos estudantes em cursos superiores não gratuitos, permitindo a participação daqueles que realizaram o Enem a partir de 2010.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo