Brasil

‘Arraiá da Vacinação’ contra influenza começa no no Rio Grande do Norte

Com a atual onda de internações por vírus respiratórios, há longas filas de espera por leitos clínicos e leitos de UTI pediátrica. Por isso, a campanha é vital para atingir um maior índice de pessoas vacinadas

A batalha contra o vírus influenza está ganhando um novo impulso no Rio Grande do Norte com o início do “Arraiá da Vacinação“. Organizado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através do Programa Estadual de Imunização, este evento ocorrerá de 19 a 30 de junho. Seu objetivo principal? Aumentar a conscientização sobre a prevenção de vírus respiratórios e, consequentemente, ampliar a cobertura de vacinação no estado.

A Situação Atual da Vacinação no RN

Atualmente, apenas 350.844 pessoas no Rio Grande do Norte receberam a vacina contra a influenza, o que significa que a cobertura vacinal atualmente não ultrapassa os 40%. Esta taxa está significativamente aquém da meta estabelecida de 90% de pessoas vacinadas. Com o “Arraiá da Vacinação”, a Sesap busca abordar esta lacuna e incentivar um número maior de pessoas a se vacinarem.

Por que a Vacinação é Importante?

O benefício mais imediato da vacinação é a proteção individual que ela oferece contra a influenza. No entanto, os benefícios da vacinação vão muito além disso. Aumentar a cobertura vacinal tem o potencial de reduzir a demanda nos hospitais pediátricos, que atualmente estão cheios em todo o país. Com a atual onda de internações por vírus respiratórios, há longas filas de espera por leitos clínicos e leitos de UTI pediátrica. Através da campanha “Arraiá da Vacinação”, a Sesap visa ressaltar que a imunização, a prevenção e o diagnóstico precoce podem contribuir significativamente para a redução da ocorrência de casos graves.

Quem Pode se Vacinar?

A vacinação contra a influenza está disponível para toda a população com mais de seis meses de idade. As doses podem ser obtidas em todos os postos de saúde, o que facilita o acesso a esta vacina vital para todos no estado.

Além da Vacinação: Outras Formas de Prevenção

Embora a vacinação seja a principal forma de prevenir a influenza, a Sesap também destaca a importância de outras práticas preventivas. Estas incluem a lavagem frequente das mãos com água e sabão ou a desinfecção com produtos à base de álcool, evitar o contato com pessoas doentes e não tocar nos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo. Além disso, recomenda-se o uso de lenço descartável para limpar o nariz e cobrir o nariz ao tossir e espirrar, e se você estiver doente, use uma máscara. Finalmente, a Sesap aconselha a não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e garrafas.

A Iniciativa dos Hospitais Estaduais

Durante o período do “Arraiá da Vacinação”, os hospitais da rede estadual de saúde estarão realizando ações para incentivar a vacinação. Estas ações são essenciais para aumentar a conscientização e a participação na vacinação, pois cada pessoa que se vacina contribui para o aumento da cobertura vacinal geral.

Por fim

O “Arraiá da Vacinação” é um passo importante na luta contra a influenza no Rio Grande do Norte. Através desta iniciativa, a Sesap espera aumentar a cobertura vacinal e ajudar a proteger a população contra vírus respiratórios. Ao mesmo tempo, a campanha também serve como um lembrete valioso de outras práticas preventivas. Juntos, todos podemos fazer a nossa parte para proteger a nossa saúde e a de nossos entes queridos.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo