Brasil

Previsão de geada no Sul do Brasil nos próximos dias

Fenômeno pode ocorrer após uma massa de ar frio e seco afastar a instabilidade da região.

Áreas de instabilidade e uma frente fria que se desloca pela Região Sul do Brasil provocam chuvas intensas e tempestades localizadas na noite desta terça-feira (16). De acordo com o Inmet, serão atingidas localidades de Santa Catarina e áreas do centro-norte e leste do Paraná. Já o oeste do Rio Grande do Sul terá ar frio e seco devido ao avanço de um sistema de alta pressão atmosférica.

Durante as últimas 24 horas, até às 15h desta terça-feira, as estações automáticas do Inmet em várias cidades gaúchas registraram altos volumes de chuva. Notavelmente, Santiago viu um acumulado de 128 mm, enquanto São Luiz Gonzaga e Caçapava do Sul registraram 100 mm e 93,8 mm, respectivamente.

A previsão para a manhã de quarta-feira (17) no Paraná inclui muita nebulosidade e possibilidade de chuviscos. Com o avanço de uma nova massa de ar frio e seco durante a quarta-feira e os dias subsequentes, espera-se que o tempo se estabilize, trazendo dias ensolarados para a maior parte do Sul. Apesar das tardes apresentarem temperaturas mais amenas, as noites e madrugadas prometem ser frias, com mínimas que podem ficar abaixo de 5°C, especialmente nas áreas de baixada das serras.

Previsão de geada no Sul do Brasil nos próximos dias
Temperaturas mínimas (em °C) previstas pelo modelo Cosmo-Inmet 7Km para (a) quinta-feira (18/05); (b) sexta-feira (19/05) e (c) sábado (20).

Essas condições climáticas podem levar à formação de geada fraca durante as madrugadas de 18, 19 e 20 de abril, nas regiões elevadas entre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no extremo sul do Paraná.

O Inmet enfatiza a necessidade de manter-se atualizado com as previsões do tempo e os avisos meteorológicos especiais. As informações são cruciais para agricultores e para o público geral que planeja atividades ao ar livre nos próximos dias.

Sul do Brasil pode registrar geada nos próximos dias
Indicativo de geada (adaptado do modelo Cosmo-Inmet 7Km) para (a) quinta-feira (18),(b) sexta-feira (19) e (c) sábado (20).

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo