Mundo

USS Gerald R. Ford: conheça o navio de guerra enviado pelos EUA após ataques em Israel

O USS Gerald R. Ford que é considerado o maior navio de guerra do mundo, está sendo enviado pelo governo americano para Israel através do Mar Mediterrâneo Oriental com intuito de realizar “operações marítimas e aéreas. A fim de assegurar aliados e parceiros em toda a região e garantir a estabilidade”. De acordo com o comunicado emitido pelo Ministério da Defesa dos Estados Unidos, o grupo de militares na embarcação “está preparado para toda a gama de missões”.

Além da embarcação USS Gerald R. Ford, o Departamento de Defesa afirma que “também está trabalhando com a indústria dos EUA para acelerar o envio de equipamento militar que os israelenses já tinham encomendado”. O país está aumentando o apoio a Israel. Incluindo “capacidades de defesa aérea e munições”, de acordo com o governo.

O navio USS Gerald R. Ford tem 333 metros de comprimento e 41 metros de largura, e ainda tem capacidade de abrigar 4,5 mil pessoas, além de 90 aviões e helicópteros. Recentemente, a embarcação foi colocada sob comando da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) para participar em manobras no mar da Noruega. O veículo chegou às águas de Oslo, capital norueguesa, em 24 de maio com objetivo de realizar “atividades de segurança marítima”, além de treinos no mar do país.

Segundo informações divulgadas pela Otan, a ação era programada. As atividades que tiveram participação do navio ocorreram ao longo de uma semana e tiveram a Noruega como anfitriã. O Grupo de Ataque Gerald R. Ford é composto por seu carro-chefe e homônimo, o porta-aviões USS Gerald R. Ford (CVN 78); um agrupamento de esquadrões aéreos chamado de Carrie Air Wing Eight (CVW 8); o Esquadrão de Contratorpedeiros Dois (DESRON 2); o cruzador de mísseis guiados Ticonderoga USS Normandy (CG 60); e o contratorpedeiro classe Arleigh Burke USS Ramage.

“Esta transferência de autoridade constitui uma exibição tangível e transparente de capacidades avançadas em operações de todos os domínios e o compromisso defensivo da Aliança da Otan na Área de Responsabilidade do Comandante Supremo Aliado da Europa (SACEUR)”, afirmou o comunicado da organização na época do empréstimo à Noruega.

Armas chegam em Israel através do USS Gerald R. Ford

Chegou na última terça-feira (11) a primeira leva de armas que os Estados Unidos enviaram para Israel lutar contra o grupo terrorista Hamas. O carregamento chegou pelo maior e mais poderoso porta-aviões do mundo, o USS Gerald R. Ford Que aportou no leste do Mar Mediterrâneo. “A chegada desses reforços altamente eficientes à região é um forte sinal de dissuasão a qualquer ator hostil a Israel que considere tirar vantagem da situação”, afirmou o líder do Comando Central dos EUA, o general Michael Kurilla.

O presidente americano, Joe Biden, prometeu reforçar o apoio militar ao aliado histórico dos EUA após cerca de 1.500 militantes do Hamas invadirem o território israelense por ar e terra e matarem mais de mil pessoas no último sábado (07). Em um ataque sem precedentes em cinco décadas, o Secretário de Estado americano, Antony Blinken, deve chegar a Israel na quinta-feira (12), quando se encontrará com altos funcionários para discutir eventuais negociações de reféns.

Na fase atual do conflito, a principal necessidade de Israel é de armas leves para sua infantaria e interceptadores de defesa aérea para proteger a infraestrutura civil e os centros de comando e controle militares. É improvável, porém, que Israel já tenha esgotado seu estoque de armas leves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo