Educação

Com inscrições abertas, Sisu 2024 oferta mais de 12 mil vagas no RN

Abertas nesta segunda-feira (22), as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 estão abertas em todo o Brasil. No Rio Grande do Norte são ofertadas mais de 12 mil vagas de ingresso no ensino superior da rede pública, sendo a maior parte delas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Gerenciado pelo Ministério da Educação, o Sisu é responsável por selecionar estudantes para vagas oferecidas por instituições públicas de ensino superior. As inscrições, que são gratuitas e exclusivamente online, permanecerão abertas até a próxima quinta-feira, 25 de janeiro.

No RN, a UFRN lidera a oferta de vagas com 7.186 oportunidades. Além do Campus Central em Natal, existem opções na federal nos Campus Caicó, Currais Novos, Santa Cruz e Macaíba. Outras opções no ensino público de nível superior são: Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), com 2.509 vagas; a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), com 1.485 vagas; e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), com 1.497 vagas.

Com 7.186 vagas, a UFRN é uma das universidades federais com maior oferta no Sisu em todo o Brasil (Foto: Cícero Oliveira / Agecom / UFRN)
Com 7.186 vagas, a UFRN é uma das universidades federais com maior oferta de oportunidades via Sisu em todo o Brasil (Foto: Cícero Oliveira / Agecom / UFRN)

Quem pode concorrer no Sisu?

Podem concorrer a essas 12.677 oportunidades no estado e mais 251.577 vagas em todo o Brasil, os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mais recente, obtiveram nota maior que zero na prova de redação e não se declararam como treineiros durante a inscrição. A média da nota do Enem será utilizada pelo sistema eletrônico para determinar a classificação dos candidatos até o limite das vagas oferecidas, considerando curso, modalidade de concorrência e seleção dos candidatos, bem como seu perfil socioeconômico.

“Para quem fez o Enem, agora é o momento de usar a sua nota para entrar na universidade e iniciar uma nova etapa. Mas, neste ano, é importante os candidatos ficarem atentos às mudanças das regras do processo seletivo”, aponta Michel Arthaud, docente de Química e diretor da Plataforma Ferretto, focada na preparação para o Enem e vestibulares.

As vagas são distribuídas de acordo com a Lei de Cotas e as políticas impostas pelas universidades, incluindo reservas específicas e aplicação de bônus sobre a nota do candidato conforme o perfil indicado pela instituição. Essas medidas visam promover a diversidade e inclusão no acesso ao ensino superior.

Após a revisão da Lei de Cotas, concluída em novembro de 2023, houveram mudanças nesse espaço. Deste modo, foi definido uma nova forma na seleção e distribuição das vagas de cota e foi incluído o grupo de quilombolas na legislação.

Além disso, a partir de agora, em primeiro momento todos os candidatos irão concorrer às vagas em ampla concorrência. “Antes quem concorria com cotas não participava das vagas de ampla concorrência, agora todos os cotistas terão acesso à essas vagas e caso não atinjam a nota necessária participarão do grupo exclusivo para cotas. A tendência é aumentar o número de alunos com possibilidade de cota no total de vagas “, destaca Michel Arthaud.

Inscrições no Sisu

As inscrições, que ocorrerão até dia 25 de janeiro, podem ser realizadas pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Vale salientar que é necessária uma conta Gov.br (caso não saiba como fazer ou queira saber como aumentar seu nível confira nossa publicação sobre o tema).

Além disso, ao contrário do que aconteceu em anos anteriores, atualmente a regra prevê apenas esta oportunidade no início do ano para quem quiser concorrer as vagas do primeiro ou segundo semestre de 2024. “A soma das vagas continuará a mesma, mas todos os candidatos já saberão no começo do ano se serão convocados ou não. A chamada para o primeiro ou segundo semestre será por ordem de classificação” esclarece Arthaud.

O resultado da primeira chamada do Sisu será divulgado em 30 de janeiro de 2024, com matrículas programadas para acontecer entre 1º e 7 de fevereiro. Para os não selecionados, há ainda a opção de manifestar interesse na lista de espera entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo