Brasil

Sesap anuncia abertura de 48 novos leitos em Natal e Parnamirim

A medida, que vai ampliar a capacidade de atendimento à população de toda a Região Metropolitana e diversos municípios do interior do Estado, se dá por conta da reforma e ampliação do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel.

A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) encaminhou nesta segunda-feira (15) a abertura de 48 leitos nos hospitais Geral João Machado, em Natal, e Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim.

Para isso, serão convocados 66 novos profissionais, entre enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, técnicos de radiologia, enfermagem, de laboratório e farmácia, além do acréscimo de capacidade no contrato para realização de cirurgias ortopédicas no Deoclécio Marques e de profissionais como copeiros, maqueiros, higienistas e cozinheiros.

A medida, que vai ampliar a capacidade de atendimento à população de toda a Região Metropolitana e diversos municípios do interior do Estado, se dá por conta da reforma e ampliação do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. Com o investimento, que é superior a R$ 9 milhões, a principal unidade do SUS no RN terá parte de seus pacientes recebidos no Deoclécio Marques, que terá 40 novos leitos, e no João Machado, com mais oito leitos.

Após o término da obra no Walfredo, os novos leitos permanecerão em funcionamento pleno. A medida está prevista no acordo extrajudicial firmado entre o Governo do Estado, por meio da Sesap e de outras secretarias, e o Ministério Público, que foi referendado pelo Judiciário nesta segunda-feira.

O acordo se deu pela necessidade de autorização judicial para ampliação de gastos por parte do Governo com pessoal, dada a urgência da situação para a necessária manutenção dos serviços de saúde no estado.

Com a abertura dos novos leitos, a Sesap completa o processo de ampliação do Hospital Deoclécio Marques. A unidade passou por uma reforma, com um investimento de R$ 2 milhões que ampliou a capacidade instalada do hospital para 150 leitos. Em setembro de 2023, a Sesap, após outro acordo com o MP, já tinha aberto outros 26 leitos, exclusivamente para atendimento de casos ortopédicos.

O planejamento indica que serão convocados 21 enfermeiros, 12 fisioterapeutas, oito farmacêuticos, cinco assistentes sociais, quatro nutricionistas, quatro psicólogos, quatro técnicos de radiologia, quatro terapeutas ocupacionais e quatro fonoaudiólogos. Ainda serão contratados 72 técnicos de enfermagem, seis técnicos de laboratório e três técnicos de farmácia.

As chamadas para os profissionais que vão atuar nos leitos serão publicadas em breve pela Sesap no Diário Oficial do Estado.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo