Brasil

Empresa incubada na UFRN passa a integrar hub global da Microsoft

Orby se junta ao Microsoft for Startups Founders Hub para impulsionar seu desenvolvimento

A Orby, uma empresa incubada na Tecnatus, anunciou sua adesão ao programa global da Microsoft, o Microsoft for Startups Founders Hub. Essa iniciativa tem como objetivo fornecer suporte e recursos para startups em diferentes estágios de desenvolvimento.

A CEO da Orby, Maria Eduarda Franklin, formalizou a participação da empresa durante sua visita ao Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos. Ela ressaltou que essa parceria permitirá à Orby acessar uma série de créditos em serviços da Microsoft, incluindo Cloud, GitHub Enterprise, Azure OpenAI Service e VS Code. Além disso, a empresa também terá acesso a orientação especializada e ferramentas de desenvolvimento empresarial.

Além de facilitar a conexão entre a empresa e a Microsoft, com acesso a mentoria, eventos e profissionais da empresa, o hub também auxilia no contato com potenciais investidores. Considerando esses aspectos, ele é um recurso que acelera o projeto como um todo“, relatou Eduarda Franklin.

O produto principal da Orby é o Audionics, um dispositivo de amplificação sonora audiovisual (AASI). Essa tecnologia oferece conectividade, tratamento e clareza sonora para o dia a dia, proporcionando uma experiência auditiva que devolve autonomia e qualidade de vida aos usuários. A CEO da empresa ressalta que o Audionics permite filtrar ruídos em ambientes desafiadores para a audição, o que não é suportado pela maioria dos aparelhos disponíveis no Brasil.

Eduarda acrescentou que não há um prazo estabelecido para a permanência no hub global da Microsoft, o que dependerá da estratégia da empresa. Portanto, conforme o ciclo de vida da empresa avançar e aprimoramentos forem feitos, os empreendedores podem ficar mais tempo no programa ou, nas palavras da neuroengenheira, “dar exit“. Ela enfatizou que o principal objetivo da Microsoft é ajudar as startups que eles consideram ter maior potencial e acelerar o desenvolvimento dos produtos.

Já estamos no hub, ou seja, estamos inscritos e poderemos usar diversos serviços, o que por si só impacta nos custos da empresa. Acreditamos que a oportunidade de participar contribuirá para aprimorar nosso produto, além de nos expor ao mercado global por meio da rede que a Microsoft busca criar. Ser parte desse grupo de startups é uma grande vitrine“, concluiu Eduarda Franklin.

A Orby foi fundada por Maria Eduarda Franklin, Aldrén Martins e Kalynda Gomes, mestre em Neuroengenharia, engenheiro biomédico e designer, respectivamente. Eles explicam que o Audionics é integrado a um aplicativo móvel que permite ajustar automaticamente os parâmetros sonoros, utilizando inteligência artificial. Dessa forma, o que antes precisava ser ajustado manualmente agora pode ser configurado pelo aplicativo, oferecendo aos usuários maior agilidade e conforto, o que impacta diretamente na qualidade de vida.

O grupo destaca que a ideia possibilita automatizar e integrar processos médicos para proporcionar uma experiência diferenciada. Eles contam com tecnologia própria e oferecem plataformas de software que combinam terapias cientificamente comprovadas à gestão de processos, reunindo tudo em um só lugar e gerando velocidade, escalabilidade e precisão. O acesso a esse conjunto de informações é feito por meio de interfaces intuitivas, permitindo que pacientes e instituições de saúde gerenciem e armazenem dados clínicos e protocolos médicos, simplificando as operações manuais.

Incubadora abre inscrições para empresas e empreendedores

A Tecnatus, onde a Orby está incubada, é uma incubadora de empresas que apoia o empreendedorismo, a inovação e a geração de novos negócios. Localizada no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ela oferece orientação para a criação e desenvolvimento de empreendimentos inovadores de base tecnológica nas áreas de Engenharia, Química e Ciências Exatas e da Terra.

A Tecnatus abriu o período de inscrições para seu processo seletivo de ingresso neste mês de maio. O edital está disponível no site da incubadora, e o público-alvo são empresas ou empreendedores individuais ou em grupo que possuam ideias de produtos ou processos inovadores nas áreas de engenharia, arquitetura e ciências exatas e da terra, e que necessitem de apoio para desenvolvê-los e transformá-los em negócios. As inscrições podem ser feitas online até 14 de maio de 2024.

A incubadora oferece duas modalidades de incubação: empresas residentes, que utilizam a infraestrutura física da incubadora e têm espaços individuais ou compartilhados; e empresas não residentes, que ocupam ambientes de uso compartilhado. Existem duas etapas de incubação: pré-incubação, com apoio por até 12 meses, prorrogáveis por mais seis meses; e incubação propriamente dita, com duração de até 24 meses, podendo ser estendida por mais 12 meses.


Descubra mais sobre N10 Notícias

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo