Mundo

Dupla cidadania: por que a Itália está na mira dos nômades digitais?

A digitalização do trabalho tem transformado o estilo de vida de muitos profissionais ao redor do mundo. O nomadismo digital, parte do movimento ‘work from anywhere‘ (trabalhar de qualquer lugar), tem crescido a passos largos. Com a liberdade de trabalhar de qualquer local, mais e mais pessoas estão buscando qualidade de vida, novas experiências e a oportunidade de conhecer lugares diferentes sem interromper suas atividades profissionais ou acadêmicas.

A ascensão dos nômades digitais

De acordo com um relatório global de tendências migratórias de 2022 da Fragomen, cerca de 35 milhões de pessoas já adotaram esse estilo de vida. Espera-se que este número atinja mais de 1 bilhão até 2025. Nômades digitais buscam países que atendam a suas necessidades e expectativas em termos de qualidade de vida, segurança, saúde e custos de moradia acessíveis.

A Itália como destino favorito

Um dos destinos que tem atraído atenção é a Itália. E o país europeu já está trabalhando para se tornar ainda mais atraente para nômades digitais, com um projeto de lei em andamento para permitir que eles permaneçam na Itália por dois anos. Paralelamente a isso, a obtenção da cidadania italiana tem sido vista como o caminho ideal para facilitar esse estilo de vida.

Eduardo Velloso, CEO da Trastevere, uma empresa que facilita o processo de obtenção da cidadania italiana, aponta que, com a cidadania italiana, “é possível ter a União Europeia na palma da mão. O passaporte italiano é um dos mais poderosos do mundo e com ele em mãos, é possível morar, tranquilamente, em qualquer um dos 27 países, como Espanha, Portugal e França“.

Viver na Itália: Oportunidades e benefícios

A Itália oferece uma diversidade de experiências para nômades digitais. Além das famosas cidades de Roma, Florença e Milão, muitos optam por viver em pequenas vilas italianas, mais próximas da natureza, como Tursi, uma cidade medieval no sul, ou em locais com aluguéis mais acessíveis.

Velloso destaca que na Itália “é possível viver muito bem em qualquer região“. Ele explica que o Norte do país tem uma forte presença de indústrias importantes e oportunidades de trabalho. No centro, cidades como Florença são conhecidas pela riqueza de seus monumentos, museus e obras de arte. No sul, a região é conhecida pela sua gastronomia e baixo custo de vida.

A cidadania italiana como facilitadora

Além dos benefícios de viver na Itália, a cidadania italiana abre portas para viajar para mais de 150 países, incluindo Estados Unidos e Canadá. “Se o seu objetivo for conhecer países sem deixar de trabalhar ou estudar, a cidadania italiana disponibiliza essa possibilidade da melhor maneira possível. Ela garante esse direito sem burocracias ou problemas“, conclui Eduardo.

Portanto, a dupla cidadania italiana emerge como uma oportunidade promissora para nômades digitais. Além de permitir uma qualidade de vida alta, oferece a liberdade para explorar o mundo e trabalhar a partir de qualquer lugar, um sonho para muitos na era digital.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo