Brasil

Detran abre inscrições para o Programa CNH Popular 2023

Nesta terça-feira (12), o Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) deu início às inscrições para o tão esperado Programa CNH Popular 2023. O programa, que tem o objetivo primordial de beneficiar a população de baixa renda do estado, promete ser um marco na trajetória do Detran.

Inscrições e como funcionará

As inscrições para o programa ficarão abertas até o dia 25 deste mês e deverão ser feitas exclusivamente online através do Portal de Serviços do Detran. Acessando o endereço https://cnhpopular.detran.rn.gov.br, o candidato encontrará todas as informações e formulários necessários.

O CNH Popular deste ano se destaca por oferecer mil vagas, beneficiando aqueles cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), bem como outros participantes de programas assistenciais previstos em lei.

Além da grande oportunidade de obter a Carteira Nacional de Habilitação de forma gratuita, o programa também assegura aos participantes a isenção total das taxas e exames realizados pelo Detran. Não para por aí: o candidato também fica isento dos custos para a confecção da CNH inicial ou, se desejar mudar, para as categorias C, D e E. Adicionalmente, os custos referentes aos cursos teóricos e práticos ministrados pelos Centros de Formação de Condutores (CFC’s) também estão inclusos.

Jonielson Oliveira, diretor geral do Detran, destacou a importância do programa, ressaltando a iniciativa da Governadora Fátima Bezerra em sua abordagem de uma gestão pública voltada para a população. Na edição anterior, foram ofertadas 353 CNHs, mas esse número cresceu significativamente em 2023.

Distribuição das vagas

Para esta edição, as mil vagas foram distribuídas de forma a atender diversas necessidades:

  • Primeira Habilitação Categoria “A” – 500 vagas
  • Primeira Habilitação Categoria “B” – 350 vagas
  • Mudança de Categoria “C”, “D” e “E” – 150 vagas (50 vagas para cada)

Processo seletivo e critérios

O processo seletivo acontecerá eletronicamente entre os dias 26 de setembro e 13 de outubro. É essencial que os candidatos estejam atentos aos requisitos do edital, como: ter mais de 18 anos, saber ler e escrever, entre outros. Caso haja empate, critérios como menor renda por pessoa e maior número de dependentes no grupo familiar serão considerados.

Os classificados terão seus nomes divulgados no site oficial do Detran no dia 17 de outubro. Estes deverão providenciar a entrega da documentação exigida entre os dias 18 de outubro e 17 de novembro. A análise dos documentos ocorrerá até o dia 22 de dezembro, e o tão esperado resultado final será anunciado em 27 de dezembro.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo