Economia
Tendência

Cuidado: novo golpe promete saque geral do FGTS

Site falso induz pessoas a inserirem dados que podem ser capturados ou usados em outros golpes.

Em um alerta recente, órgãos governamentais chamaram atenção para a circulação de sites falsos que prometem a liberação do saque geral do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), mas que na verdade são armadilhas para aplicar golpes. Em nota, o governo federal informa que esses sites fraudulentos utilizam a isca de um saque liberado para enganar os cidadãos e coletar dados pessoais através de chats automáticos (chat bot) que simulam um atendimento oficial.

Os criminosos, ao obterem essas informações, buscam vantagens financeiras ilegais. A recomendação oficial é que, para qualquer consulta ou operação envolvendo o FGTS, os cidadãos utilizem exclusivamente os canais oficiais: o aplicativo FGTS, internet banking, ou os aplicativos da Caixa Econômica Federal, que é a agente operadora do fundo.

Os saques do FGTS só podem ser feitos segundo algumas condições: demissão sem justa causa; saque-aniversário no mês celebrado pelo portador da conta; aposentadoria; no falecimento do trabalhador, seus familiares podem sacar os valores; para financiamento de moradia própria, seja para constituir uma entrada ou pagar parcelas atrasadas; doenças graves; no caso de pessoas atingidas por desastres naturais, dentre outras descritas no artigo 20 da Lei nº 8.036/1990, que trata sobre o fundo.

Como proteger-se de fraudes

  1. Verifique sempre a comunicação oficial da entidade ou empresa. Prefira digitar diretamente o endereço do site oficial no navegador e, em caso de dúvidas, utilize os canais de autoatendimento por telefone.
  2. Desconfie de links enviados via SMS, WhatsApp, e-mails ou outras plataformas digitais. Nunca clique em links que pareçam suspeitos ou que prometam vantagens inesperadas.
  3. Baixe aplicativos apenas de fontes confiáveis, como as lojas oficiais de aplicativos de seu smartphone. Mesmo assim, esteja ciente de que, em alguns casos, os criminosos podem conseguir burlar essas proteções e instalar aplicativos maliciosos.
  4. Não forneça informações pessoais e bancárias sem garantir a autenticidade do pedido. Seguir os passos anteriores ajuda a confirmar a veracidade de qualquer promoção ou informação sobre saques.

Assim como na vida real, os golpistas também enganam as pessoas nos ambientes virtuais a partir de premissas falsas e se valem da boa fé das pessoas e até do desespero para levarem vantagem sobre elas. É a partir desse método ardiloso que criminosos simulam sites oficiais do Governo Federal para conquistarem a atenção e confiança de suas vítimas.

Estas medidas são essenciais para se proteger contra os crescentes golpes digitais, especialmente aqueles que prometem facilidades relacionadas a benefícios financeiros como o FGTS.


Descubra mais sobre N10 Notícias

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo