Brasil

Chuvas e fortes trovoadas previstas para o Nordeste neste sábado (30)

A faixa litorânea da região será a mais afetada, desde a Bahia até o Rio Grande do Norte, incluindo o litoral do Ceará até o Maranhão.

O Nordeste do Brasil deve se preparar para um sábado (30) de fortes chuvas e trovoadas. Estados como Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas estão na rota de instabilidades climáticas, com previsão de pancadas de chuva intensas acompanhadas de raios.

Essas condições são resultado da combinação entre a umidade vinda do Oceano Atlântico e a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), gerando áreas de instabilidade que avançam do litoral para o interior da região Nordeste. Cidades como São Luís (MA), Juazeiro do Norte (CE), Nova Cruz (RN), São Bento (PB), Vitória de Santo Antão (PE) e Olho d’Água das Flores (AL) estão entre as que podem ser mais afetadas pelas chuvas intensas.

Além dos estados citados, há possibilidade de chuvas no Piauí, Sergipe e Bahia, sendo estas últimas com menor intensidade nas áreas centro-sul e centro-norte da Bahia.

Em situações de chuvas intensas, a Defesa Civil alerta para o risco de alagamentos e recomenda precauções, como monitorar o nível de rios e lagos, evitar contato com águas que possam estar contaminadas e buscar abrigo em locais seguros.

As temperaturas na região devem variar, com mínimas de 17°C em Campo Formoso (BA) e máximas podendo chegar a 38°C em Xique-Xique (BA). A umidade relativa do ar oscilará entre 65% e 100%, conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Os moradores das regiões afetadas devem ficar atentos às atualizações meteorológicas e seguir as recomendações das autoridades locais para garantir a segurança durante este período de instabilidade climática.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo