Brasil

Chuvas no RN podem ter ventos de até 60km/h nesta terça-feira (19), alerta Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para todo o estado do Rio Grande do Norte, válido até as 10h desta terça-feira (19). O aviso de Chuvas no RN foi classificado como perigo potencial, nível amarelo em uma escala de três graus de severidade, prevê ventos atingindo até 60 km/h.

Na categoria amarela, as chuvas podem alcançar entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Segundo o Inmet, esse cenário apresenta um baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, especialmente em áreas propensas a tais incidentes.

O órgão recomenda precaução à população, aconselhando evitar sair durante o mau tempo. As rajadas de vento também podem gerar risco. Assim é recomendado evitar estacionar veículos próximos a árvores e até mesmo placas de publicidade, ou ainda torres de transmissão. Quando possível, também é recomendado desligar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Precipitações pelo país

No alerta de chuvas no RN, Acre, Rondônia e Paraíba serão completamente atingidos pelas chuvas do alerta amarelo emitido pelo Inmet. Já para áreas dos estados do Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, os ventos e as precipitações ocorrerão parcialmente. Amazonas e Ceará, tem alerta laranja para tempestades e chuvas intensas de até 100mm por dia e rajadas de vento que podem ultrapassar os 100km/h.

De acordo com o Inmet, as chuvas no RN  podem alcançar até 50mm/dia (Foto: Reprodução / Inmet)
De acordo com o Inmet, as chuvas no RN podem alcançar até 50mm/dia (Foto: Reprodução / Inmet)

Alertas de Chuvas no RN

Para além desta terça-feira (19), as chuvas no RN deverão durar toda a semana especialmente, na quarta-feira (20) e quinta-feira (21), quando deverão ocorrer pancadas mais intensas. Já no final de semana o sol deverá retornar, com chuva isolada apenas em alguns pontos do estado.

Em caso de emergência, a orientação é buscar informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193). Especialmente se você residir em uma área de risco.

Uma outra dica importante para se manter seguro é a informação. Assim, você pode também seguir as dicas aqui do N10 e saber como se cadastrar junto a Defesa Civil para receber alertas sobre o tempo e sobre chuvas no RN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo