Emprego

Brasil deve criar 470 mil vagas temporárias neste fim de ano

Em meio a um cenário econômico desafiador, a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) divulgou uma projeção que traz ânimo ao mercado de trabalho: são esperadas cerca de 470 mil vagas temporárias para os meses finais de 2023. Ainda que as perspectivas sejam animadoras, elas vêm com uma dose de cautela, acompanhando os índices econômicos nacionais e internacionais.

Esse aumento projetado de 5% em relação ao mesmo período do ano anterior reflete a confiança renovada após uma leve retração no terceiro trimestre deste ano. “Se o cenário se mantiver propício, é provável que as indústrias intensifiquem suas contratações para atender ao boom de consumo devido a datas como Black Friday e Natal,” afirma o presidente da Asserttem, Marcos de Abreu. No entanto, ele enfatiza que essa estimativa depende de fatores como estabilidade do dólar, crescimento das importações chinesas e queda dos juros.

Detalhes e setores em destaque

Os setores que liderarão essa onda de contratações temporárias são a Indústria, responsável por 55% das vagas, seguida pelos Serviços, com 30%, e o Comércio, com 15%. Marcos de Abreu pontua a dinâmica esperada:

Em outubro, a Indústria assume a liderança devido às demandas de produção para o fim do ano. Em novembro, o foco se volta para os Serviços, especialmente e-commerce e logística, refletindo a crescente preferência do brasileiro por compras online. Por fim, dezembro reserva o protagonismo ao Comércio tradicional, impulsionado pelo Natal“.

A chance do “temporário” se tornar permanente

Além da possibilidade de novas vagas, há um lado ainda mais otimista nesse cenário: a efetivação. A Asserttem registrou uma elevação na taxa média de efetivação dos profissionais temporários, saltando de 20% para 22% neste último trimestre. “Atualmente, há uma lacuna no que diz respeito à mão de obra qualificada. Quando as empresas encontram esse talento, tendem a retê-lo, aumentando assim a empregabilidade em detrimento das contratações temporárias“, ressalta Abreu.

Com um panorama que equilibra cautela e otimismo, o Brasil encara os próximos meses com esperança na recuperação e fortalecimento do mercado de trabalho. As vagas temporárias, amparadas por leis federais, surgem como um instrumento valioso para atender às demandas das empresas e, consequentemente, impulsionar a economia nacional.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo