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Semana de trabalho de 4 dias: o Brasil irá fazer esse teste para aumentar a produtividade

Estudo será realizado pela 4 Day Week Global em parceria com a Reconnect Happiness at Work e a Boston College

Após o Reino Unido, África do Sul e Portugal, teste com a semana de trabalho de 4 dias, o Brasil também realizará o experimento em novembro. Ou seja, uma redução da jornada de trabalho semanal para 4 dias, 32 horas por semana.

A ideia surgiu da organização 4 Day Week Global, responsável por liderar alguns projetos piloto em outras regiões do mundo. Essa experiência ocorrerá no Brasil em um período de 6 meses, fazendo parceria com a consultoria da felicidade corporativa, a Reconnect Happiness at Work e a Boston College.

Trata-se de um experimento que ainda passa por uma fase de planejamento. Isso acontecerá através de empresas de pequeno e médio porte e com somente uma parte das equipes. As empresas que estiverem interessadas em se registrar, devem recorrer ao site da 4 Day Week Global. Será a partir de agosto o início das mentorias e workshop sobre este método de estudo. 

Embora a carga horária tenha redução de 20%, o salário se manterá como está semana de trabalho de 4 dias.

A gente precisa aprender a ser produtivo redesenhando a gestão do tempo“, explica Renata Rivetti, CEO da Reconnect Happiness at Work e continua: “Você não vai ficar mais sobrecarregado. A gente deveria resolver tudo que precisa ser feito durante 4 dias.”

A metodologia da semana de trabalho de 4 dias

A Boston College pensa em realizar a métrica de parâmetros que as empresas têm o costume de avaliar como:

  • Dados financeiros;
  • Metas de produtividade;
  • Indicadores de bem-estar.

Isso ocorrerá antes, durante e após a aplicação da semana de trabalho de 4 dias. Já em novembro após realizado todo o experimento inicial, a semana de trabalho com redução terá um período de aplicação durante 6 meses.

Serão usadas as mesmas técnicas de aumento de produtividade pelas empresas participantes do projeto da 4 Day Week. Sendo assim, a princípio, acontecerão algumas reuniões com uma nova roupagem, contribuindo para a produtividade e redução do tempo de comunicação entre as equipes.

Então, a partir disso, a gestão de tempo será renovada, em situações como: priorização de tarefas e automatização de processos, por exemplo. 

Mais sobre o projeto

Para a realização do projeto-piloto, a 4 Day Week Global conseguiu perceber que os funcionários precisavam se envolver, sendo testado não apenas pelas lideranças, mas como o todo. Isso foi primordial para que outras regiões do mundo tivessem sucesso. 

“Os gestores devem trabalhar com suas equipes para avaliar as medidas existentes e determinar se elas são adequadas para o futuro”, afirma Gabriela Brasil, head of community da 4 Day Week Global, que representa o Brasil.

Quando os funcionários trabalham juntos para revisar processos, repriorizar tarefas, repensar a comunicação, espaços e tecnologias na empresa, a diferença é notável.”

Em outras palavras, o experimento não significa avaliar somente o comportamento das equipes que atuam em um corpo período, mas, especialmente, ver um modo de como potencializar a produtividade de funcionários para que eles consigam ter um maior tempo livre. 

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