Economia

Presidente da Caixa revela que encontrou banco “pronto” para ser privatizado

Durante a tarde desta quinta-feira (13) a presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano pontuou que encontrou o banco público desmantelado pela gestão anterior. Além disso, afirmou que a estatal estava pronta para ser privatizada em suas principais operações. Ainda segundo a gestora a instituição tinha uma política de medo e de assédio.

Encontramos o banco desmantelado, preparado para privatizar suas principais operações e uma política de medo e assédio colocada dentro do banco, como no país. Com atraso tecnológico, distante das demandas das cidades e Estados. Burocratizado”, declarou na cerimônia de sanção do novo Minha Casa, Minha Vida.

A Caixa está participando de uma possível minirreforma ministerial aguardada pelo ‘Centrão’. Com isso Rita poderia deixar a presidência para dar lugar a algum quadro técnico indicado por um dos partidos que compõem o grupo. O mineiro Gilberto Occhi que já presidiu o banco de 2016 a 2018. Durante o governo de Michel Temer (MDB), já tem seu nome sondado em Brasília.

Além disso Occhi também foi ministro das Cidades (2014-2015) e da Integração Nacional (2015-2016), durante o governo de Dilma Rousseff (PT), e ocupou o cargo de ministro da Saúde (2018), sob Michel Temer. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem demonstrado insatisfação com a atuação de Rita Serrano no comando do banco.

Resultando em uma possível saída da presidente em breve. Provavelmente deixando os caminhos abertos para Occhi já que possuí amplo conhecimento da máquina pública e do funcionamento dos partidos políticos, algo que a atual presidente da CEF não tem.

Para enfatizar a permanência da atual presidente, durante o evento realizado no Palácio do Planalto nesta quinta uma representante do Movimento Camponês Popular, Jéssica Brito fez questão reafirmar a continuidade de Serrano no comando da Caixa. “Pelo direito a moradia no campo, por uma Caixa forte, democrática, Rita Serrano fica!”, disse.

Presidente da Caixa Econômica Federal destaca impacto do MCMV

Ainda durante a cerimônia desta quinta, Rita Serrano afirmou que o investimento realizado pelo governo no programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) é um importante gerador de empregos no Brasil.

“O programa foi democratizado e trouxe regras novas com o objetivo de melhorar a vida da população. Entre 2009 e 2022, a Caixa construiu mais de 1,4 milhão de casas na Faixa 1. A Caixa é o banco da habitação”, pontuou Rita durante a cerimônia de sanção da nova versão do programa, no Palácio do Planalto.


Descubra mais sobre N10 Notícias

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo