Política

Janja repreende internautas que cobram aumento no piso da enfermagem

Na última quinta-feira (27) a primeira-dama Janja Lula da Silva criticou internautas que cobraram o Governo Federal pelo pagamento do piso da enfermagem. De acordo com ela, muitas dessas pessoas buscam “semear o ódio e a discórdia”. A declaração de Janja foi feita através da transmissão ao vivo realizada pelo Instagram. Na ocasião a primeira-dama e os convidados falavam sobre a nova versão do programa Mais Médicos.

“Eu só vou dar um toque para o pessoal que está falando da enfermagem, da enfermagem. Eu acho que, se tem um governo que respeita o SUS (Sistema Único de Saúde) e respeita todos os profissionais do SUS, médicos, enfermeiros, atendentes de enfermagem, todo mundo que trabalha na área da saúde, é o presidente Lula, é esse governo”, afirmou Janja.

“A gente sabe que tem muito pessoal aí querendo semear o ódio e a discórdia. Mas, se a gente tem um governo que respeita realmente os profissionais do SUS e todos os profissionais da área da saúde, é esse governo”, pontuou a esposa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Ainda durante a live, Janja afirmou sobre o piso da enfermagem que: “Como o presidente Lula diz, é isso mesmo, estão aqui, estão acompanhando, estão cobrando. Cadê o piso? É isso aí. Vai acontecer, muita calma nessa hora, gente. Tem um país enorme para reconstruir”. De acordo com o Ministério da Saúde ainda este mês, o processo de implementação do piso nacional da enfermagem na folha de pagamento deve ser incluído no contracheque de agosto de trabalhadores do setor público.

Já para o setor privado, o STF (Supremo Tribunal Federal) definiu em 3 de julho que prevalece a exigência de negociação sindical coletiva como requisito obrigatório. Caso não haja acordo, o piso deve ser pago conforme fixado em lei. A nova regra passará a valer em setembro, quando se encerra o prazo de 60 dias iniciado com a publicação da ata do julgamento, em 12 de julho.

Ministra da saúde comenta sobre Piso da Enfermagem

Nísia Trindade, Ministra da Saúde foi questionada durante um evento realizado em Belo Horizonte pelo deputado federal Bruno Farias (Avante-MG) sobre a aplicação do piso salarial enfermagem no Brasil.

De acordo com Nísia, as informações enviadas na plataforma do FNS estão sendo analisadas para saber, desta forma, o valor dos recursos que serão repassados. Além disso, ela ainda afirmou que existe um grande descontentamento pela falta de garantias do pagamento do piso salarial enfermagem.

“Não podemos mais esperar, este passo precisa ser dado para seguirmos na luta por mais garantias”, pontuou Trindade.


Descubra mais sobre N10 Notícias

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo