Brasil

Granizo no RN: chuva surpreende com queda de gelo no interior

O estado do Rio Grande do Norte foi palco de um fenômeno meteorológico surpreendente nas últimas 24 horas, caracterizado por chuvas intensas com trovoadas no litoral sul e uma rara ocorrência de granizo no interior. Este evento inusitado, que surpreendeu os moradores de várias cidades, é explicado pela ação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), um fenômeno atmosférico que, juntamente com o aquecimento das águas do Atlântico, desencadeou um espetáculo natural impressionante.

O VCAN, que atuou sobre o Nordeste nesta segunda-feira (29), foi o principal responsável pela formação de nuvens do tipo Cumulus Nimbus. Estas nuvens, atingindo alturas de até 12km, deram origem ao granizo que caiu sobre a região do Vale do Açu, especialmente em Jucurutu, e no Médio Oeste Potiguar, incluindo Almino Afonso. Essas pedras de gelo, juntamente com rajadas de vento, causaram danos significativos, como a destruição de telhados e a queda de árvores [vídeo ao final da matéria].

Além disso, em São Fernando, na região do Seridó, também se registrou chuvas com granizo. A força do vento em São José do Seridó foi tão intensa que derrubou mesas, barracas e arrastou eletrodomésticos. A Serra de João do Vale, na fronteira entre Rio Grande do Norte e Paraíba, não foi poupada, com o telhado de um mirante sendo totalmente destruído.

Resposta da população e explicações científicas

Em Natal, a capital do estado, os moradores foram surpreendidos por clarões entre as nuvens, enquanto em outras cidades do interior, relâmpagos, raios e trovões dominaram o céu noturno, gerando um misto de admiração e temor entre a população.

O meteorologista Gilmar Bristot, da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), trouxe uma explicação detalhada para o fenômeno. Segundo ele, as nuvens Cumulus Nimbus alcançaram um desenvolvimento vertical excepcional, forçando as gotículas d’água a subir além do nível de congelamento, transformando-as em gelo que, em seguida, precipitou na forma de granizo. Bristot também destacou a previsão de altas probabilidades de chuvas em todas as regiões do RN pelo resto da semana, devido à persistência do VCAN sobre o estado.

Previsão do tempo para os próximos dias

Quanto às temperaturas, espera-se uma variação no litoral potiguar entre 22°C e 35°C. No interior, as temperaturas mínimas podem chegar a 23°C, com máximas de até 33°C. Essa variação térmica, aliada à presença do VCAN, indica que os próximos dias no Rio Grande do Norte poderão ser marcados por mais surpresas meteorológicas.

Este evento extraordinário no Rio Grande do Norte serve como um lembrete poderoso das forças da natureza e da sua capacidade de transformar paisagens e afetar vidas em questão de horas.

https://www.instagram.com/p/C2ul24Cs1cl/

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo