Brasil

Atenção, motoristas de Natal: grande mudança em trecho da rua Jaguarari!

A partir deste sábado, 20 de janeiro, um trecho significativo da rua Jaguarari entrará em uma nova fase, com impactos diretos no fluxo diário de trânsito. Esta alteração não é apenas uma mudança de rota, mas parte de um esforço maior para otimizar a mobilidade urbana na capital potiguar. Motoristas, preparem-se para ajustar seus trajetos!

O trecho específico da rua Jaguarari, entre os cruzamentos da via com a rua Meira e Sá e a avenida Antônio Basílio, transformará sua dinâmica de trânsito. O segmento, que se estende por 2,3 km, agora vai operar exclusivamente como mão única, direcionando-se do Centro à Zona Sul de Natal.

Esta mudança, parte de um programa mais amplo de aprimoramento do trânsito em Natal, vem após um processo de requalificação da via. A rua Jaguarari, conhecida por seu fluxo intenso e papel crucial na mobilidade da cidade, foi submetida a melhorias significativas, como asfaltamento, construção de novas calçadas, remoção do canteiro central e implementação de uma sinalização viária mais eficiente.

Esta decisão de transformar um trecho da rua Jaguarari em mão única segue o exemplo de alterações semelhantes em outras vias da cidade, como a recente conversão da rua São José, realizada em dezembro.

Segundo a prefeitura, a “reestruturação visa não apenas melhorar o fluxo de tráfego, mas também garantir uma maior segurança e eficiência no transporte dentro de Natal“.

Rua Jaguarari, em Natal, terá mão única a partir de sábado (20) — Foto: STTU/Divulgação
Rua Jaguarari, em Natal, terá mão única a partir de sábado (20) — Foto: STTU/Divulgação

Impacto e benefícios

A conversão do trecho da rua Jaguarari em mão única não é apenas uma mudança de direção, mas um passo estratégico – na visão da STTU, para melhorar significativamente a mobilidade urbana em Natal. Esta alteração promete benefícios tangíveis, como redução dos congestionamentos, aumento da segurança viária e otimização do fluxo de veículos. A experiência anterior na rua São José, que passou por uma mudança similar, demonstrou uma certa melhora no trânsito, com menor tempo de viagem e menos acidentes.

Além disso, a requalificação da rua Jaguarari – incluindo asfaltamento de alta qualidade, construção de calçadas mais acessíveis, remoção do canteiro central para ampliar as vias e a introdução de nova sinalização – visa oferecer uma experiência de condução mais agradável e segura. Essas melhorias estruturais são fundamentais para acomodar a nova dinâmica de tráfego e garantir que os benefícios sejam sustentáveis a longo prazo.

Orientações para motoristas

É crucial para os motoristas estarem cientes de que, apesar da liberação da via, os trabalhos de sinalização ainda estão em andamento. Portanto, recomenda-se uma atenção redobrada ao dirigir pelo trecho, especialmente nos primeiros dias após a mudança. Evitar distrações, respeitar as novas sinalizações e manter a velocidade regulamentada são práticas essenciais para garantir uma transição segura.

Durante esse período de adaptação, os motoristas devem estar preparados para possíveis alterações temporárias e estar atentos a qualquer sinalização temporária ou instruções de agentes de trânsito. A paciência e a prudência serão aliadas importantes para evitar transtornos e garantir a segurança de todos.

Suporte durante a transição

Para auxiliar os motoristas nesta fase de transição, cerca de 120 agentes de mobilidade estarão presentes no local, especialmente nos primeiros quinze dias. Estes profissionais desempenharão um papel crucial em orientar, informar e assegurar que os motoristas se adaptem adequadamente às novas regras de trânsito.

Os agentes estarão disponíveis não só para dirigir o tráfego e responder a dúvidas, mas também para monitorar a área e garantir que a mudança seja implementada de forma suave e eficiente. Essa assistência é parte integrante do compromisso da cidade em promover um trânsito mais seguro e organizado.

Portanto, motoristas de Natal, estejam atentos e preparados para esta importante mudança na rua Jaguarari.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo