Brasil

Empresa de Renato Cariani é alvo da PF por suspeita de tráfico de drogas

A Polícia Federal (PF), em parceria com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) e a Receita Federal, conduziu nesta terça-feira (12) a Operação Hinsberg. O alvo principal é a empresa Anidrol, localizada em Diadema (SP), cujo sócio é o influenciador digital, empresário e fisiculturista Renato Cariani. A ação visa combater uma organização criminosa que teria desviado produtos químicos para a produção de drogas recreativas.

Mais de 70 agentes cumpriram 18 mandados de busca e apreensão em Minas Gerais, Paraná e São Paulo. A PF alega que aproximadamente 12 toneladas de produtos químicos, como fenacetina, acetona, éter etílico, ácido clorídrico, manitol e acetato de etila, foram desviadas por meio de 60 transações. Essas substâncias seriam utilizadas para produzir cerca de 19 toneladas de cocaína e crack, conforme as investigações.

Mais detalhes sobre Operação Hinsberg da PF

A Operação Hinsberg revelou que o grupo desviava produtos químicos para a fabricação de drogas, estimando que 19 toneladas de crack e cocaína poderiam ter sido produzidas com os produtos desviados. Em nota oficial, a Polícia Federal informou mais detalhes das investigações.

“As investigações revelaram, ainda, que os envolvidos empregavam diversas metodologias para ocultar e dissimular a procedência ilícita dos valores recebidos, tais como interpostas pessoas e constituição de empresas fictícias”, alega a polícia em nota.

A PF estima que tenham sido desviadas cerca de 12 toneladas de componentes químicos, possibilitando a produção de 12 toneladas de crack e cocaína prontos para consumo. Empresas de fachada foram utilizadas para mascarar o esquema.

“As pessoas relacionadas aos fatos investigados responderão, cada qual dentro da sua esfera de responsabilidade, pelos crimes de tráfico equiparado, associação para fins de tráfico, bem como pelo crime de lavagem de dinheiro. As penas cominadas podem ultrapassar 35 anos de reclusão”, completa o texto.

Quem é Renato Cariani, influenciador vinculado a empresa Anidrol

Renato Cariani é conhecido por sua atuação como influenciador no segmento fitness. (Imagem: Reprodução / Redes Sociais)
Renato Cariani é conhecido por sua atuação como influenciador no segmento fitness. (Imagem: Reprodução / Redes Sociais)

Renato Cariani, professor de química, professor de Educação Física, atleta profissional, empresário e youtuber, possui mais de 14 milhões de seguidores nas redes sociais. Cariani é conhecido por sua atuação como influenciador no segmento fitness, contando com 7,3 milhões de seguidores no Instagram, 6,3 milhões de inscritos em seu canal no YouTube e mais de 1 milhão de seguidores no TikTok.

O influenciador também atua como coach e pode ser visto em suas redes sociais em vídeos orientando diversas celebridades. Em seu site, é possível Renato Cariani vendendo cursos e treinamentos não apenas da área esportiva, como também de investimentos e finanças, entre outros. Atualmente, Renato Cariani também mantém uma loja com produtos que levam seu nome em um shopping na zona sul de São Paulo.


Descubra mais sobre N10 Notícias

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo