Mundo

‘Dia dos Mortos’: a maior celebração da cultura Mexicana

Toda cultura tem a sua própria forma de lidar com o fim da vida, em muitos lugares há datas para relembrar os que se foram. Em outros, há grandes festas para celebrar esses entes queridos. É o caso do Dia dos Mortos no México, país detentor da celebração fúnebre mais famosa. É comum encontrar algumas representações dessa data na mídia, principalmente ressaltando imagens como caveiras e aspectos musicais. Porém, o Dia dos Mortos é mais do que uma festa temática. Essa celebração tem um valor cultural altíssimo e combina elementos de diversas culturas, tanto nativas da América Latina como vindas da Europa.

O Día de Los Muertos, como é chamado em espanhol, é, de certa forma, um equivalente do Dia de Finados no Brasil. Ambas as versões são datas dedicadas a relembrar aqueles que partiram, tanto os entes queridos que morreram mais recentemente como aqueles que faleceram há muito tempo e não são mais lembrados. No Brasil, as famílias podem usar frases para homenagear seus entes que partiram e fazer discursos, por exemplo, mas a maior ênfase é em preces mais silenciosas. Porém, o Dia dos Mortos mexicano é uma época de festa, para receber os antepassados com alegria.

Um patrimônio imaterial reconhecido pela Unesco

A importância dessa celebração é tanta que a Unesco já reconheceu o Dia dos Mortos como patrimônio imaterial da humanidade. Você já deve ter visto essa festa representada em filmes, séries ou desenhos animados, mesmo que de forma sutil. Quando personagens mexicanos aparecem, alguns deles têm a iconografia das caveiras mexicanas e roupas tradicionais. Uma diferença fundamental em relação a muitos países com uma tradição similar é que essa festividade, na tradição mexicana, dura três dias. Ela começa no dia 31 de outubro, passa pelo dia 1ª (o Dia de Todos os Santos) e vai até o dia 2 de novembro, o Dia de Finados.

Um erro frequente que acontece por desconhecimento é confundir a data com o Halloween, já que ambos têm proximidade temporal e semelhanças temáticas. No entanto, o Dia das Bruxas é algo mais informal, que resulta de um conjunto de tradições pagãs europeias (principalmente celtas) e que enaltece o macabro de forma mais simples. O Dia dos Mortos, por sua vez, é uma data de grande valor para uma cultura específica, em que há a celebração da vida dos antepassados. Embora exista o caráter lúdico do macabro também nessa celebração, esse não é o foco.

Confira a origem do Dia dos Mortos

O jeito como a cultura mexicana lida com a morte vem de um conjunto de heranças culturais, incluindo principalmente o catolicismo europeu e os costumes astecas, que são o povo nativo da região. Na cultura local, acreditava-se que a vida e a morte eram parte de um ciclo. Sendo assim, o fim da vida não é realmente um “fim”. Segundo a tradição, diante do falecimento de uma pessoa, sua alma passaria a residir com os deuses, o que seria motivo de celebração. Os astecas tinham um mês inteiro dedicado à celebração dessa passagem.

Com a colonização espanhola, houve uma tentativa de suprimir esse costume e substituir a celebração pela data católica, o Dia de Finados. Mas o resultado disso foi, simplesmente, a combinação das duas celebrações culturais, o que deu origem ao Día de Los Muertos. Segundo a crença popular, nessa ocasião festiva, as almas dos falecidos retornam para visitar seus entes queridos, o que requer uma recepção calorosa.

Uma data repleta de simbolismo

Muitos dos símbolos e imagens usados no Dia dos Mortos no México são bem difundidos ao redor do mundo. Porém, nem sempre eles chegam em outras culturas com o mesmo significado. Entenda, a seguir, os principais símbolos e seus respectivos significados.

Altares: Dentro das casas, as famílias se reúnem para montar um altar dedicado a relembrar e presentear todos os entes queridos que partiram. Eles podem ter de 2 a 7 níveis, cada um com um significado específico:

  • Na base, ou primeiro andar, há flores, frutas e sementes como decoração
  • O segundo andar contém as fotos dos entes que estão sendo celebrados, podendo ser mais de um. Costuma incluir também pessoas que partiram mais recentemente, como no caso de morte um irmão, por exemplo
  • O terceiro inclui oferendas com as comidas favoritas dos falecidos
  • O quarto andar recebe o pan de muerto, um pão caseiro típico dessa época
  • O quinto recebe sal, para purificação
  • O sexto é dedicado a todas as almas que ainda estão no purgatório
  • O sétimo e último andar, normalmente, tem a imagem de um santo a que a família tem devoção

Caveiras ornamentadas:

Sem dúvida, as caveiras mexicanas são o símbolo mais famoso do Dia dos Mortos, tanto que comumente aparecem como representação do país, mesmo sem relação com a data.

As caveiras são outra forma de representar aqueles que partiram, tanto pessoas específicas como todos os mortos no geral. Para isso, a família escreve o nome da pessoa homenageada na testa de uma caveira de açúcar e a decora com flores e tintas coloridas, para celebrar a memória daquele ente querido.

Esqueletos:

A tradição local diz que os esqueletos servem como recepção para as almas que vêm visitar suas famílias. Por isso, é comum que as casas e ruas sejam enfeitadas com esqueletos.

Flores:

Levar flores para os falecidos é uma prática comum em várias partes do mundo, não apenas no México. Porém, lá, as flores têm um significado a mais: elas representam tanto a beleza da vida como sua natureza transitória.

A flor mais icônica do Dia dos Mortos é a calêndula mexicana (ou cempasúchil). Essa flor amarela é usada para representar o Sol, a luz que guia as almas dos falecidos até sua última morada, de acordo com a tradição asteca.

La Catrina:

Esta representação de um esqueleto vestindo roupa de gala mexicana e chapéu de flores é um dos principais símbolos do Dia dos Mortos. Seu nome significa, literalmente, “A Caveira”.

Essa figura foi criada pelo cartunista José Guadalupe Posada no início do século XX. Sua obra, “La Calavera Garbancera”, foi feita com o intuito de zombar dos novos ricos mexicanos da época, que abriram mão de suas raízes culturais e adotaram um estilo de vida completamente europeu. A mensagem seria, basicamente, “vocês podem fugir, mas a morte vem para todos”.

Veja a seguir fotos da celebração do Día de Los Muertos

Celebração no México – Día de Los Muertos (Créditos: Divulgação)
Desfile Día de Los Muertos México (Créditos: Divulgação)
Crianças caracterizadas para a celebração do Día de Los Muertos (Créditos: Divulgação)


Descubra mais sobre N10 Notícias

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo