Mundo

Brasil e Uruguai inauguram primeiro aeroporto binacional da América Latina

O Uruguai e o Brasil marcaram um avanço significativo na integração e cooperação regional com a inauguração do primeiro aeroporto binacional da América Latina. Este projeto, situado no departamento uruguaio de Rivera, foi iniciado com um acordo entre os presidentes Luis Lacalle Pou do Uruguai e Luiz Inácio Lula da Silva do Brasil, em janeiro, e representa um investimento conjunto de 13 milhões de dólares.

A inauguração do Aeroporto Binacional de Rivera “Presidente General Óscar D. Gestido” contou com a presença do Presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, e representantes brasileiros, incluindo o secretário de Comunicação Social da Presidência do Brasil, Paulo Pimenta, que representou o presidente Lula.

Reabrimos o Aeroporto de Rivera, no Uruguai, que a partir de hoje se tornará binacional. Isso significa que será mais fácil e barato viajar para o Uruguai. As companhias aéreas agora podem oferecer passagens aéreas para voos domésticos entre os dois países”, disse Pimenta.

Por sua vez, o governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que participou da cerimônia, disse que o aeroporto “representa muito mais do que uma estrutura moderna e reformada”.

Reflete o compromisso mútuo de promover a integração regional e fortalecer os laços entre Brasil e Uruguai. É uma ponte aérea que conecta não só destinos, mas também oportunidades”, observou.

Importância estratégica e benefícios

O Aeroporto Binacional de Rivera simboliza um passo importante na integração entre o Uruguai e o Brasil. Com operações domésticas ligando os dois países, este aeroporto facilita viagens mais econômicas e eficientes, fortalecendo as relações comerciais e culturais entre as nações. A modernização da torre de controle e do sistema de comunicações, além da atualização da infraestrutura aeronáutica, assegura que o aeroporto atenda aos padrões internacionais de segurança.

  1. Integração Brasil-Uruguai e modernização da infraestrutura
    • O Aeroporto Binacional de Rivera, uma cooperação entre o Uruguai e o Brasil, ressalta a integração dos dois países. A modernização do terminal, com um investimento de aproximadamente 13 milhões de dólares pelo governo uruguaio, ampliou e atualizou as instalações, proporcionando mais conforto e comodidade aos viajantes​​.
  2. Fomento ao turismo e comércio
    • A reabertura do aeroporto, situado a cerca de 12 quilômetros de Santana do Livramento no Rio Grande do Sul, abre novas rotas e oportunidades para os brasileiros visitarem o Uruguai. Isso inclui a redução no valor das tarifas, tornando as viagens mais acessíveis e fomentando o turismo entre os dois países​​.
  3. Crescimento do fluxo de passageiros
    • Houve um significativo aumento no fluxo de passageiros entre os dois países. Em 2022, mais de 360 mil passageiros brasileiros viajaram entre Brasil e Uruguai. Com a inauguração do aeroporto binacional, espera-se que este número aumente para mais de 550 mil pessoas até o final de 2023, um aumento de mais de 50%​​.
  4. Potencial para desenvolvimento regional
    • A área do aeroporto de Rivera é vista como um potencial polo de desenvolvimento e integração regional. A binacionalização do aeroporto garante benefícios significativos, como a equiparação de tarifas aeroportuárias aos valores de operações aéreas domésticas, facilitando assim a mobilidade e o intercâmbio entre os dois países​​.
  5. Expansão de operações de turismo e econômicas
    • Além da aviação, a integração entre Uruguai e Brasil se estende a outros modais, como o projeto hidroviário envolvendo a Lagoa Mirim e a Lagoa dos Patos. Este projeto, parte do Novo Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC), tem um investimento previsto de cerca de R$ 42 milhões e visa facilitar o transporte e escoamento de cargas, ampliando ainda mais as relações econômicas entre os dois países​​.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo