Educação

UFRN oferece curso gratuito de Língua Japonesa

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) acaba de anunciar uma oportunidade singular para os entusiastas da cultura e língua japonesa. A Coordenação Administrativa da Rede Andifes IsF está oferecendo um curso gratuito de língua japonesa, aberto a membros da comunidade acadêmica e, até certo ponto, ao público geral.

Este curso não apenas representa uma chance de aprimoramento linguístico, mas também serve como uma ponte para a compreensão mais profunda da rica cultura japonesa. A relevância da língua japonesa se estende por vários contextos, desde o acadêmico até o cultural, refletindo a importância crescente do Japão no cenário global e sua influência significativa no Brasil.

O curso, intitulado “Introdução à Língua e Cultura Japonesa“, promete uma imersão no idioma e nos aspectos culturais do Japão. Com uma carga horária total de 32 horas, as aulas serão divididas em dois encontros semanais, cada um com três horas de duração. Esta estrutura permite que os alunos absorvam o conteúdo de maneira eficaz, equilibrando teoria e prática. As inscrições para o curso começarão às 12h do dia 9 de janeiro, uma terça-feira, e se encerrarão às 23h55 do dia 12 de janeiro, sexta-feira.

Processo de inscrição

O processo de inscrição é simples e totalmente digital. Os candidatos interessados devem acessar o link formulário de inscrição e preencher as informações solicitadas. É importante que os candidatos leiam atentamente o edital disponível online para compreender todos os requisitos e condições do curso. O edital oferece detalhes cruciais, como critérios de seleção e regulamentos do curso, garantindo que todos os participantes estejam bem informados antes de se inscreverem.

É importante destacar que os inscritos que não comparecerem às primeiras seis horas do curso sem justificativa prévia serão desligados da atividade e impedidos de se matricular nas próximas duas ofertas do curso IsF japonês.

Público-alvo e vagas

O curso é inicialmente direcionado aos membros da comunidade acadêmica da UFRN, abrangendo alunos de graduação e pós-graduação, técnicos-administrativos e docentes. Esta oportunidade representa um valioso recurso para aqueles interessados em expandir seus horizontes linguísticos e culturais dentro da própria instituição. O curso oferece um total de 50 vagas, distribuídas igualmente entre duas turmas. A seleção dos participantes será feita por ordem de inscrição, enfatizando a importância da rapidez no processo de inscrição. Caso as vagas não sejam totalmente preenchidas pela comunidade interna, elas serão abertas para o público externo, proporcionando assim uma oportunidade mais ampla de acesso a este recurso educacional.

Importância da Língua Japonesa

A língua japonesa, com sua complexidade e riqueza, oferece mais do que um mero aprendizado linguístico; ela abre portas para uma compreensão mais profunda da cultura e sociedade japonesa. “Aprender japonês não é apenas aprender um idioma, mas também mergulhar em uma tradição e modo de vida que são únicos e fascinantes“, afirma o coordenador da Rede Andifes da UFRN.

A influência cultural e educacional do Japão no Brasil é evidente, desde as artes até a tecnologia. A presença de uma grande comunidade nipo-brasileira e as constantes trocas culturais entre os dois países têm ampliado o interesse pela língua e cultura japonesas. Portanto, um curso como esse não só atende a uma demanda crescente, mas também fortalece os laços culturais e educacionais entre o Brasil e o Japão.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo