Economia
Tendência

13º salário: Começaram os pagamentos da primeira parcela

Qeum receberá primeiro são os beneficiários que possuem o NIS com final 1

Nesta quinta-feira (25), o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) deu entrada na efetivação antecipada da primeira parcela do 13º salário . O objetivo foi inserir neste mês para aqueles que têm renda de um salário mínimo. 

Os primeiros beneficiados a ganhar os créditos são os que recebem um salário mínimo e que têm a numeração no NIS (Número de Identificação Social) com final 1.

A partir de 1° junho iniciará o recebimento dos que recebem mais que um piso nacional e que possuem Cartão NIS com o final na inscrição de 1 e 6. 

Essas efetuações com base no instituto serão realizadas até o dia 7 de julho. A antecipação do pagamento foi realizada pelo atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva

A primeira parcela do 13º salário não possui taxações e impostos, apenas a segunda parcela incide em descontos. É possível realizar a consulta ao valor da primeira parcela através do aplicativo ou por meio do site.

Como consultar o 13º salário ? 

O benefício pode ser disponibilizado em duas parcelas, com base no calendário que prioriza o último dígito do Cartão NIS antes da numeração do verificador.

Os períodos do pagamento são divergentes para pessoas que ganham um salário mínimo ou maior e continuam até o mês de junho.

Veja adiante, o passo a passo de como conferir o benefício do 13º salário pelo smartphone:

  1. Primeiramente, entre no aplicativo “Meu INSS” e clique em “entrar com gov.br” para logar;
  1. Em seguida, insira seu CPF mais a senha e toque no botão “entrar“;
  1. Após isso, clique nas três linhas horizontais no canto acima à esquerda para entrar no menu;
  1. Feito isso, escolha a opção “Extrato de pagamento de benefícios“;
  1. O último passo é observar na tela do seu celular os detalhes relativos ao pagamento dos décimo terceiro salário. 

Antecipação do benefício pode aquecer o comércio nacional

Considerando que o 13º salário salário entrará na conta de mais de 30 milhões de beneficiários da Previdência Social em todo o Brasil, é possível afirmar que a economia brasileira terá um acréscimo em torno de de 62 bilhões de reais

Alguns dados do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) podem explicar isso. Afinal, somente no Pará o valor pode chegar a R$ 1.201.874,50. 

Sendo assim, o Dieese acredita que os setores econômicos como, por exemplo, comércio e serviço poderão se beneficiar de forma direta pela promoção do consumo, além da possibilidade de gerar postos de trabalho. 

Além disso, especialistas acreditam que isso ocorre porque o brasileiro normalmente direciona 70% do aumento de renda para o consumo. 

Toda vez que a gente recebe uma renda extra a gente acaba gastando uma parte importante dele no consumo. Estimativas mostram que esse gasto gira em torno de 70%. Então, com certeza uma parte desse adiantamento do 13° salário será injetado na economia local e a gente pode esperar a, com isso, um impacto positivo sobre o Produto Interno Bruto (PIB) paraense“, explica o economista e professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Douglas Alencar.


Descubra mais sobre N10 Notícias

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo