Economia

Verdadeiro ou falso? Antecipar a fatura do cartão aumenta o Serasa score; entenda

Recentemente nas redes sociais viralizou a informação de que pagar a fatura do cartão de crédito antecipadamente pode diminuir a pontuação no Serasa Score. As dúvidas entre os usuários levaram especialistas a esclarecer a afirmação que é equivocada. O Score indica a probabilidade do consumidor pagar suas contas em dia. A pontuação se baseia em critérios práticos. Dívidas atrasadas, por exemplo, reduzem a pontuação, enquanto um bom histórico de pagamentos aumenta. Os pesos aplicados a cada critério foram atualizados para deixar o índice mais preciso.

Confira como o Score é calculado:

  • Compromisso com crédito (55%): Reflete o histórico de pagamentos pontuais em faturas de cartão de crédito, parcelamentos em lojas e empréstimos. Novos contratos de empréstimo, mesmo sendo pagos em dia, podem temporariamente reduzir a pontuação, indicando que parte da renda está comprometida.
  • Registro de dívidas e pendências (33%): Leva em conta registros em cadastros de inadimplência, protestos, cheques sem fundo e falências associadas ao CPF. Esses registros impactam negativamente na pontuação.
  • Consultas ao CPF (6%): Representa as pesquisas feitas pelas empresas antes de aprovar crédito, indicando o perfil financeiro do cliente. Muitas consultas em um curto período podem sugerir urgência financeira, aumentando o risco de inadimplência.
  • Evolução financeira (6%): Relacionado ao tempo de relacionamento do usuário com o mercado de crédito e seu histórico financeiro ao longo do tempo.

De acordo com o Serasa, pagar as contas com antecedência é uma prática financeira positiva que demonstra organização. Em relação ao cálculo do Score, pagar no dia do vencimento ou antecipadamente têm o mesmo impacto positivo na pontuação. O que realmente afeta negativamente é fazer o pagamento atrasado. Portanto, pagar antes do vencimento ajuda a manter seus gastos sob controle e a assegurar que as contas sejam pagas sem atraso.

O cálculo leva em conta não apenas a pontualidade de pagamentos a bancos, mas também a empresas de telefonia, cartões de crédito, serviços de água, energia elétrica e outras contas de consumo.

Veja outras formas de aumentar o seu Score

Para que se mantenha uma boa pontuação de crédito existem outros hábitos que podem aumentar o Score. Entre elas: a renegociação de dívidas e manter informações pessoais atualizadas no Serasa, pois dados precisos ajudam a construir um cadastro confiável.

Como consultar?

  • Serasa: pelo site www.serasa.com.br/score ou pelo aplicativo da Serasa
  • SPC Brasil: pelo site cadastropositivo.spcbrasil.org.br/cadpos-consumidor-login/

Entenda se usar o cartão de crédito aumenta o Score

Nesse caso a pontuação pode aumentar porque o uso do cartão gera histórico positivo para o consumidor. Isso se as faturas forem pagas em dia. Existe sim relação entre uso de cartão de crédito e Serasa Score, pois o pagamento das faturas em dia é registrado no Cadastro Positivo (se estiver ativo) e entra no critério compromisso com crédito, que tem peso de 55% na pontuação.

O Serasa Score é a pontuação de crédito da Serasa que indica a probabilidade de uma pessoa pagar as contas em dia pelos próximos meses. O Cadastro Positivo reúne os dados de pagamento de compromissos financeiros, como empréstimos, financiamentos e crediários, e de serviços em geral.

Quem contrata um cartão de crédito e paga as faturas em dia ao longo dos meses vai criando um bom histórico no Cadastro Positivo. Consequentemente pode melhorar o Serasa Score, o que tende a trazer mais oportunidades de crédito.

Confira como o Serasa Score pode baixar

O histórico financeiro (compromisso com crédito) é o fator que tem mais peso no cálculo da pontuação (55%). Porém, ele não é o único ponto considerado nesse cálculo. Se as contas estão em dia, mas houve novos contratos de cartões de crédito ou empréstimos, por exemplo, o Serasa Score poderá baixar, pois o comprometimento da renda com crédito aumentou.

O mercado interpreta que, quanto mais compromissos financeiros um consumidor assume, maiores as chances de algum deles não ser cumprido no futuro. Há outros fatores também considerados nesse cálculo, como alguma dívida pendente que pode ter sido esquecida.

Além disso, pessoas com pouco histórico de pagamentos de crédito (como alguém que acabou de completar 18 anos) podem ter mais de dificuldade de alcançar uma pontuação alta logo de cara. Porém, as informações positivas de pagamento de faturas e parcelas tendem a fortalecer a pontuação.


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