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Trânsito no entorno da Arena das Dunas passa por mudanças

A cidade de Natal está em processo de aprimoramento da sua infraestrutura viária. Recentemente, medidas significativas foram tomadas pela Prefeitura, através da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), no entorno da Arena das Dunas.

O propósito dessas mudanças é fortalecer a segurança e facilitar a locomoção de pedestres e ciclistas, dois grupos frequentemente desconsiderados em projetos anteriores de mobilidade urbana.

O que mudou no entorno da Arena das Dunas?

  • Ampliação de faixas de pedestres e acessibilidade: Foram abertas novas travessias com rampas de acessibilidade, conectando a Integração ao complexo Arena das Dunas.
  • Incorporação de ciclovia: A região da Arena das Dunas agora dispõe de um espaço dedicado aos ciclistas.
  • Sinalização revisada e melhorada: Baseado em estudos sobre os deslocamentos de pedestres e ciclistas, a sinalização foi otimizada para refletir as demandas reais da região.
  • Faixas elevadas de pedestres: Em pontos estratégicos, como na altura da Escola Régulo Tinôco, foram implantadas faixas elevadas para pedestres. Estas são alinhadas à altura das calçadas, funcionando como uma extensão destas e servindo como mecanismo de redução de velocidade.
  • Velocidade controlada: A sinalização de velocidade agora é de 50 km/h, garantindo maior segurança nas travessias e nos deslocamentos.

Carlos Milhor, diretor de Engenharia de Trânsito da STTU, destacou a importância destas mudanças, lembrando que o entorno da Arena das Dunas, por muito tempo, não ofereceu as condições ideais de mobilidade para pedestres e ciclistas. Fato este que o projeto atual busca corrigir, ratificando erros cometidos em obras da Copa do Mundo realizada no Brasil há dez anos.

Trânsito no entorno da Arena das Dunas passa por mudanças
Foto: Divulgação/STTU

O foco nas necessidades reais

Os ajustes realizados não surgiram do nada. Eles são resultado de um estudo que analisou os deslocamentos de pedestres e ciclistas na região. A iniciativa reconheceu, por exemplo, que as passarelas no entorno não atendiam completamente os movimentos destes grupos. A solução? Melhorar a sinalização nos trechos onde eles de fato circulam.

Entre as novidades, destaca-se a faixa de pedestre elevada na esquina da Lima e Silva, facilitando o acesso ao outro lado da via, bem como a faixa de travessia e sinalização de velocidade na altura do túnel da Lima e Silva.

Outras melhorias a caminho

Além das já mencionadas, o projeto promete entregar uma série de outras melhorias, como a reestruturação das calçadas, ciclovias, e acertos geométricos na via. Uma alteração significativa será no acesso para quem vem de Candelária em direção à BR 101, a fim de reduzir conflitos e melhorar o fluxo.

O projeto, de acordo com Milhor, está em linha com os princípios contemporâneos de mobilidade urbana, visando segurança viária, redução da velocidade e a meta de zero acidentes fatais. Tudo isso integrado ao programa “Movimento Pela Vida“.

A mobilidade urbana é mais do que apenas deslocar-se de um ponto A para um B; é sobre garantir que esse deslocamento seja feito de forma segura, eficiente e acessível a todos.


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Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

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