Brasil

Cansada de esperar governo, população constrói nova ponte no RS

O chavão “a união faz a força” serve para muitas situações e no caso da recém-inaugurada Ponte Nossa Senhora de Caravaggio, que liga Nova Roma do Sul à Farroupilha, no Rio Grande do Sul, serve também para dar um exemplo ao poder público. Conduzida integralmente pela comunidade, a obra orçada em 6 milhões reestabeleceu o acesso na RS-448 em 138 dias, com inauguração no último sábado (20 de janeiro).

Levada pela força das águas do Rio das Antas, durante uma enchente em setembro de 2023, a ponte ligava os municípios e era também rota para o principal hospital da região. Sua perda deixou a população desassistida. Contudo, a iniciativa comunitária da Associação Amigos de Nova Roma do Sul, tomou a dianteira do projeto, ao invés de esperar pela burocracia e morosidade do Poder Público, e reestabeleceu o acesso na região.

A ponte que ligava as cidades de Nova Roma do Sul e Farroupilha foi levada pela enchente em setembro do ano passado. (Foto: Reprodução / Associação Amigos de Nova Roma do Sul)
A ponte que ligava as cidades de Nova Roma do Sul e Farroupilha foi levada pela enchente em setembro do ano passado. (Foto: Reprodução / Associação Amigos de Nova Roma do Sul)

Trabalho de arrecadação de recursos para a reconstrução da ponte

Com o intuito de reconstruir a ponte foram realizadas rifas, festas comunitárias, doações entre outras ações afim de arrecadar os 6 milhões necessários para a execução da obra, que contou também com ajuda da iniciativa privada. O valor, arrecadado, no entanto, foi ainda superior ao necessário para a execução do projeto, R$ 7 milhões ao todo.

A campanha de arrecadação surpreendeu os organizadores, pois a resposta da população e das empresas foi além do esperado. A mobilização não apenas alcançou, mas ultrapassou a meta estabelecida, demonstrando o quanto a comunidade valoriza a importância da ponte para a região.

Com os recursos angariados, a Associação Amigos de Nova Roma do Sul não só conseguiu reconstruir a ponte, uma estrutura imponente de 400 toneladas de aço e concreto, como também planeja realizar melhorias na infraestrutura ao redor da área. A construção da ponte foi marcada por um componente de devoção e fé, evidenciado pela concretização de uma imagem de Nossa Senhora de Caravaggio no local, buscando proteção para todos que utilizam a passagem.

Um exemplo frente ao poder público

Apesar da importância do projeto, o Governo Gaúcho optou por não incluir a construção da ponte na lista de projetos emergenciais. Além disso, caso tivesse aguardado apenas pela iniciativa pública, a população ainda teria de esperar bastante, visto que prazo prevista para a execução era 2025, ao custo de 22 milhões.

A ponte Nossa Senhora de Caravaggio não apenas representa a capacidade de uma comunidade se unir para superar desafios, mas também um marco frente a dificuldades impostas também pelo poder público. Enquanto a eficiência da iniciativa da comunidade pôde reestabelecer o acesso rapidamente e com um custo muito menor, a morosidade, burocracia e o descaso das autoridades em atuar de forma mais eficiente ressalta os olhos e levanta questionamentos sobre que tipo de país queremos construir juntos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo