Mundo

Israel promete resposta após ataque com mísseis e drones iranianos

Ministro de Relações Exteriores do Irã falou que se Israel repetir os ataques, a "resposta de Teerã será decisiva e imediata."

O tenente-general Herzi Halevi, Chefe do Estado-Maior das Forças de Defesa de Israel (FDI), afirmou que Israel dará uma resposta ao ataque de Irã, ocorrido na noite do último sábado. Durante a ofensiva, mais de 300 mísseis e drones foram lançados contra território israelense, um evento que a liderança de Israel descreveu como sem precedentes em termos de escala e intensidade.

Falando da base aérea de Nevatim, que sofreu danos menores, Halevi disse que a operação ‘Escudo de Ferro‘, que visava a preparação defensiva de Israel, frustrou os planos iranianos de impactar significativamente as capacidades estratégicas israelenses. Ele enfatizou que, apesar da provocação, “o lançamento de tantos mísseis e veículos aéreos não tripulados encontrará uma resposta.”

Apoio internacional e diálogo diplomático

Em meio às tensões crescentes, o apoio internacional a Israel se manifestou rapidamente. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, reiterou o compromisso de Washington com a segurança de Israel, destacando esforços internacionais que ajudaram a interceptar a grande maioria dos ataques iranianos. Biden também mencionou o objetivo de prevenir uma maior escalada do conflito no Oriente Médio.

Por outro lado, o Irã não hesitou em expressar suas intenções, caso Israel persista em sua postura ofensiva. Em uma conversa telefônica com o ministro de Relações Exteriores da China, Wang Yi, o ministro iraniano Hossein Amir Abdollahian advertiu que “se o regime sionista [de Israel] repetir seus ataques terroristas contra os interesses e a segurança do Irã, a resposta de Teerã será decisiva e imediata.”

Detalhes do ataque e respostas futuras

O ataque iraniano, que começou na noite de sábado, foi denominado ‘A Verdadeira Promessa’ pelas forças armadas iranianas. O objetivo era atingir um centro de informações em Nevatim, crucial para as operações israelenses, e responder ao ataque israelense ao Consulado iraniano em Damasco.

Enquanto isso, Israel está em consultas internas para definir sua estratégia de resposta. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, juntamente com membros de seu gabinete de guerra, discute a amplitude das possíveis retaliações, buscando equilibrar a necessidade de segurança nacional com os riscos de um conflito mais amplo.

Este ataque e as respostas subsequentes podem definir a próxima fase das relações geopolíticas no Oriente Médio, com impactos potenciais que se estendem muito além das fronteiras de Israel e Irã. As próximas ações de ambos os lados serão cruciais para entender as futuras dinâmicas regionais.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo