Política

A Comissão de Infraestrutura aprova regulamentação do sequestro de carbono

Algumas dessas tecnologias acabam saindo muito caras e do ponto de vista técnico nem sempre são muito viáveis

A proposta que regulamenta serviços para armazenamento de gás carbônico (PL 1.425/2022) , conhecido também como Sequestro de Carbono. Foi aprovado pela Comissão de Infraestrutura (CI). O crescimentos dessas atividades no Brasil são significativas.

Segundo senadores, com o crescimento atrai mais investimentos contribuindo para a geração de novos empregos. Além de contribuir claramente com o meio ambiente.

Sequestro de Carbono (Créditos: Foto/Reprodução)

O chamado de “Sequestro de Carbono” se trata da retirada de gás carbônico da atmosfera para assim transformá-lo em oxigênio. O processo pode ser realizado de forma natural. Através do solo, floresta e oceanos.

Mas também consegue ser realizado por meio de tecnologias industriais. Em campos de exploração de óleo e gás, refinarias de petróleo, cimenteiras e siderúrgicas por exemplo.

A tecnologia vem sendo utilizada cada vez mais nos países para a realização desse processo. Levando o nome de “Sequestro Geológico de Carbono“, que reduz a poluição atmosférica e promove a economia de baixo carbono.

Entenda mais sobre o Sequestro de Carbono

Algumas dessas tecnologias acabam saindo muito caras. E do ponto de vista técnico nem sempre são muito viáveis, conforme o avanço tecnológico acontecer e os custos diminuírem. Será mais fácil aplicar em usinas termoelétricas e fábricas de fertilizantes.

Com isso a capacidade do Brasil aumentará como exportador de créditos de carbono. Foi aprovado um projeto de lei pela Comissão de Infraestrutura do Senado, que regula os serviços de interesse público para armazenamento de dióxido de carbono.

Relator do projeto, o senador Jayme Campos do União Brasil – MT. Esclareceu que o gás carbônico ficará guardado em reservatórios geológicos ou temporários para um possível reaproveitamento.

Jayme também explicou o porque dessa regulamentação ser tão importante: “A regulamentação da atividade de armazenamento permanente de dióxido de carbono em reservatórios subterrâneos vai representar, sem dúvida alguma, um marco positivo para descarbonizar a economia nacional, atraindo investimento e gerando oportunidade de emprego e renda”, destacou.


Descubra mais sobre N10 Notícias

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo