Auxílio Gás volta em junho; confira valor e saiba quem recebe

O projeto tem como objetivo subsidiar a compra de gás de cozinha por famílias de baixa renda no Brasil

Mais que confirmado o retorno do Vale-gás, a ajuda de custo para a realização da compra do gás de cozinha de 13kg volta a ser paga nesse mês de junho.

A informação foi confirmada pelo Governo Federal com novos valores e regras para seguir. O pagamento do benefício foi feito pela última vez em abril, após a pausa no mês seguinte, está de volta para cidadãos vulneráveis que fazem parte do Bolsa Família.

Vale-gás está de volta no mês de junho (Créditos:Foto/Reprodução)

Entenda mais sobre o programa e a quem se destina

O benefício Vale-gás é um projeto de assistência social que tem como objetivo subsidiar a compra de gás de cozinha por famílias de baixa renda no Brasil. Desse modo, esse benefício é oferecido pelo Governo Federal em parceria com estados e municípios.

Em outras palavras, permite ao beneficiário adquirir um botijão de gás de cozinha com desconto em um estabelecimento credenciado. Esse programa tem grande importância para as famílias de baixa renda, já que as mesmas encontram muitas dificuldades para arcar com o custo do gás de cozinha.

Essas famílias podem ter acesso ao produto de forma mais acessível, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e alimentação dessas pessoas.

O Vale-gás é destinado a famílias que se enquadram nos critérios de elegibilidade do programa, que variam de acordo com o estado ou município. Contudo, em geral, os critérios consideram a renda per capita da família, o número de pessoas que compõem o núcleo familiar e outros fatores socioeconômicos.

Confira quem poderá receber o Vale-gás no mês de junho

É importante deixar claro que o Vale-gás é um programa que paga, 100% da média nacional de preço do botijão de gás de 13 kg. Assim, os pagamentos possuem periodicidade bimestral aos cidadãos que cumprirem as seguintes regras:

Ter inscrição ativa no Cadastro Único (Cadúnico); Possuir renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 606); OU. Ter renda familiar total igual ou inferior a três salários mínimos.

Recebe também, famílias com renda superior a três salários mínimos, desde que estejam incluídas em programas de transferência de renda implementados pelas três esferas de governo;

Por fim, ter entre os membros da família pessoa que recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas). Contudo, é importante lembrar que o alcance do programa é bem limitado. Sendo assim,  foi liberado algumas regras de prioridade, sendo para:

Famílias com cadastro atualizado no Cadúnico, nos últimos dois anos; Com menor renda; Que tenham maior quantidade de integrantes; Famílias contempladas pelo Auxílio Brasil. Com cadastro qualificado pelo gestor através do uso das informações da averiguação (se disponíveis).

Saiba qual o valor do Vale-gás em junho

Vale lembrar que em 2023 o Vale-gás teve uma mudança no valor, no começo o programa concedia 50% do preço médio nacional do botijão de gás de 13kg. Contudo, nos últimos cinco meses de 2022, uma Medida Provisória (MP) elevou temporariamente o percentual do benefício para 100%. 

No início deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva optou por manter o Vale-gás em 100% da média nacional de preços do gás de cozinha.

O valor é pago a cada dois meses, seguindo a periodicidade estabelecida na regulamentação do programa. Portanto, os próximos depósitos devem acontecer somente no mês de junho. 


Confira o calendário do Vale-gás em Junho

  • NIS final 1 – 19 de junho;
  • NIS final 2 – 20 de junho;
  • NIS final 3 – 21 de junho;
  • NIS final 4 – 22 de junho;
  • NIS final 5 – 23 de junho;
  • NIS final 6 – 26 de junho;
  • NIS final 7 – 27 de junho;
  • NIS final 8 – 28 de junho;
  • NIS final 9 – 29 de junho;
  • NIS final 0 – 30 de junho.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.