Mundo

Com guerra na Faixa de Gaza, UE enfrenta “enorme risco de ataques terroristas”

A União Europeia está enfrentando um risco “enorme” de ataques terroristas, alertou a Comissária de Assuntos Internos da UE, Ylva Johansson. Esta preocupante declaração surge no contexto do agravamento da guerra entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza, intensificando a ameaça terrorista em solo europeu​​​​.

Recentemente, um turista alemão foi tragicamente morto em um ataque com faca em Paris, um evento que ilustra a severidade e iminência dessa ameaça. O agressor, que alegou lealdade ao Estado Islâmico, estava sob vigilância psicológica devido a problemas de saúde mental​​.

De acordo com o DW, Johansson expressou preocupação com a polarização social causada pela guerra no Oriente Médio e a proximidade da temporada de festas, fatores que potencializam o risco de ataques na UE. Embora não tenham sido fornecidos detalhes específicos sobre a informação que levou a esse alerta, a gravidade da situação é clara​​.

Como resposta, a UE alocará 30 milhões de euros adicionais para reforçar a segurança, incluindo a proteção de locais de culto, uma medida essencial para salvaguardar a paz e a ordem durante este período crítico​​.

A Ministra do Interior da Alemanha, Nancy Faeser, ressaltou a seriedade da ameaça do terrorismo islâmico, destacando a importância de uma vigilância redobrada e colaboração internacional para combater a propaganda islamista. A Alemanha, junto com outros países, designou o Hamas como uma organização terrorista, reconhecendo assim a complexidade do cenário atual de segurança​​.

No encontro em Bruxelas, os ministros do interior da União Europeia planejam discutir a segurança do bloco à luz dos conflitos no Oriente Médio e Ucrânia, além de abordar a área Schengen sem visto e o progresso na reforma de asilo e migração da UE​​.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo