“Cometa do Século”: como e quando ver no céu brasileiro

Cometa C/2023 A3 poderá ser observado no Brasil a partir de 15 de setembro, com pico de visibilidade em outubro.

O Brasil terá a oportunidade de testemunhar um dos eventos astronômicos mais aguardados do ano: a passagem do cometa C/2023 A3, também conhecido como o “Cometa do Século“. Descoberto em janeiro de 2023, o cometa tem sido monitorado por astrônomos em todo o mundo e promete proporcionar um espetáculo raro no céu noturno, especialmente no Hemisfério Sul, onde o Brasil está localizado.

A expectativa é de que o C/2023 A3 atinja um brilho comparável ao cometa Hale-Bopp, que passou pela Terra em 1997 e encantou observadores com sua cauda brilhante e longa visibilidade. O cometa já apresenta um brilho considerável, mas deverá se tornar ainda mais visível a partir de 15 de setembro, com seu ponto máximo de luminosidade esperado para outubro.

Condições de visualização no Brasil

O C/2023 A3 ainda está em uma fase de aproximação do Sol, o que dificulta sua observação a olho nu neste momento. No entanto, a partir de meados da segunda quinzena de setembro, ele começará a se afastar do brilho solar, permitindo que possa ser visto mais claramente nas primeiras horas da manhã. No Brasil, a melhor janela de observação será nas madrugadas, pouco antes do nascer do sol, olhando na direção do horizonte leste.

As regiões brasileiras que oferecem as melhores condições de observação são aquelas mais afastadas da poluição luminosa das grandes cidades. O cometa deverá ser visível em praticamente todo o território nacional, incluindo as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e partes do Norte.

O cometa C/2023 A3 estará visível nas madrugadas brasileiras a partir de setembro, idealmente observado longe da poluição luminosa.
O cometa C/2023 A3 estará visível nas madrugadas brasileiras a partir de setembro, idealmente observado longe da poluição luminosa (Imagem: José J. Chambó)

Como localizar o cometa no céu

Para facilitar a localização do cometa C/2023 A3 no céu, recomenda-se o uso de aplicativos de observação astronômica, como Star Walk 2 ou Sky Tonight. Esses aplicativos permitem que o usuário aponte o celular para o céu e identifique a localização exata de diversos objetos celestes. Dessa forma, mesmo observadores amadores poderão encontrar o C/2023 A3 sem dificuldades.

No Brasil, o melhor horário para observação será nas madrugadas, por volta das 4h, antes do nascer do sol. Aponte para o horizonte leste, na direção do ponto onde o sol surge, para tentar localizar o cometa. No início, será necessário o uso de binóculos ou telescópios simples para facilitar a visualização, mas à medida que o cometa se aproximar de seu pico de brilho, poderá ser visto a olho nu em áreas de baixa poluição luminosa.

Magnitude e brilho esperado

A magnitude de um objeto astronômico é a medida de seu brilho aparente. Quanto menor o número na escala de magnitude, mais brilhante é o objeto. O cometa C/2023 A3, atualmente com uma magnitude perto de 6, está prestes a se tornar muito mais brilhante. Em outubro, ele deverá alcançar uma magnitude entre 3,0 e 2,0, o que significa que poderá ser visto a olho nu em locais com céus escuros.

Esse nível de brilho é comparável ao do cometa Hale-Bopp, que alcançou uma magnitude de cerca de 3 em 1997 e foi um dos mais brilhantes da história recente. Se as previsões se confirmarem, o C/2023 A3 será um dos mais luminosos observados nas últimas décadas.

Embora o cometa comece a ser visível em setembro, será em outubro que ele atingirá seu ponto máximo de brilho. Por volta de 12 de outubro, o C/2023 A3 deverá alcançar sua magnitude mais brilhante, entre 2,0 e 3,0, tornando-se visível a olho nu em praticamente todo o território brasileiro.

Este será o momento ideal para observar o cometa, especialmente em locais afastados das luzes da cidade. Em áreas rurais ou em regiões serranas, onde a poluição luminosa é mínima, a visualização do C/2023 A3 será ainda mais impressionante.

Thiago Santos

Sou um estudante de Ciências e Tecnologia, apaixonado por inovação e sempre antenado nas últimas tendências tecnológicas. Acredito que o futuro está intrinsecamente ligado ao avanço da ciência, e estou empenhado em contribuir para esse progresso. Além dos estudos, sou um apaixonado por cinema e séries. Nos momentos de lazer, valorizo a companhia dos amigos. Gosto de compartilhar risadas, experiências e construir memórias com aqueles que são importantes para mim. Essa convivência é fundamental para equilibrar minha busca por conhecimento e meu amor pelo entretenimento e tecnologia.