Mundo

Bilionário defende jornada de trabalho de 70 horas semanais

Em um momento em que o conceito de equilíbrio entre vida pessoal e profissional ganha força globalmente, as recentes declarações de Narayana Murthy, cofundador da Infosys, sobre uma jornada de trabalho de 70 horas semanais destacam-se por seu contraste.

Esta sugestão de Murthy reflete sua própria experiência profissional. Durante mais de 40 anos, ele manteve uma rotina intensa de trabalho, chegando a dedicar entre 85 a 90 horas semanais nos primeiros anos da Infosys​​​​. Murthy acredita que o trabalho árduo é essencial para o progresso pessoal e nacional, uma lição que aprendeu desde cedo com seus pais​​.

A visão de Murthy contrasta com as tendências globais atuais, onde a busca por um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal está se tornando cada vez mais prevalente. No Brasil, está sendo testada a semana de trabalho de quatro dias, com foco na produtividade e no bem-estar dos funcionários, enquanto Bill Gates prevê uma semana de trabalho de três dias, sugerindo que a inteligência artificial permitirá que as máquinas assumam tarefas rotineiras, permitindo que os humanos se concentrem em atividades mais criativas e estratégicas​​​​.

Trajetória e perspectiva de Murthy sobre jornada de trabalho

Narayana Murthy não é apenas um empresário de sucesso, mas um ícone no mundo da tecnologia. Sua jornada desde programador-chefe de sistemas no Indian Institute of Management, Ahmedabad, até a fundação da Infosys em 1981, é um exemplo de determinação e visão empreendedora. Reconhecido como um dos maiores empreendedores da atualidade pela Forbes, Murthy transformou a Infosys em um gigante global da tecnologia​​.

Murthy é um proponente do trabalho duro como chave para o sucesso. Em suas próprias palavras, ele descreveu seu horário de trabalho extenso: “Costumava chegar ao escritório às 6:20 da manhã e sair às 8:30 da noite, trabalhando seis dias por semana“​​​​. Esta ética de trabalho está profundamente enraizada em sua educação e crenças pessoais. Desde cedo, seus pais lhe ensinaram que o trabalho árduo era a única maneira de escapar da pobreza e alcançar a prosperidade​​.

Jornada de trabalho com 4 dias
No Brasil, está sendo testada a jornada de trabalho de quatro dias, com foco na produtividade e no bem-estar dos funcionários (Foto: Canva)

As declarações de Narayana Murthy geraram um amplo debate tanto na Índia quanto internacionalmente. Enquanto alguns veteranos da indústria e cidadãos mais velhos apoiaram suas palavras, muitos jovens e executivos discordaram, argumentando que o conselho estava desatualizado e não alinhado com as tendências contemporâneas de produtividade e bem-estar no trabalho​​​​.

Nas redes sociais, as opiniões foram divididas, com muitos apontando para a desigualdade econômica e o alto desemprego juvenil na Índia como contrapontos à sugestão de Murthy. Alguns questionaram a viabilidade e a justiça de tal jornada de trabalho, considerando os desafios sociais e econômicos atuais​​.

Contexto global

Em um contexto global, a discussão vai além das horas trabalhadas; ela abrange como a tecnologia, especialmente a inteligência artificial, está remodelando o conceito de trabalho. Com a IA assumindo tarefas rotineiras e repetitivas, os trabalhadores podem focar em atividades que exigem criatividade e julgamento humano, potencialmente reduzindo a necessidade de longas horas de trabalho​​.

A Índia, apesar de ser uma das economias que mais crescem entre as grandes, ainda enfrenta desafios significativos. Com um PIB de cerca de US$ 3,5 trilhões, a Índia está tentando atrair empresas globais para estabelecer bases de manufatura no país, ao mesmo tempo em que experimenta um boom nos negócios digitais​​. Narayana Murthy aponta a baixa produtividade do trabalho na Índia em comparação com outros países como um obstáculo para a competitividade global e sugere que o aumento da jornada de trabalho é uma solução​.

Além da economia, a cultura de trabalho na Índia também está em foco. A sugestão de Murthy de longas horas de trabalho reflete uma abordagem tradicional, enquanto as tendências globais estão mudando para valorizar mais o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Isso levanta questões sobre como a Índia, em seu esforço para competir globalmente, pode também incorporar essas novas abordagens para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores sem comprometer a produtividade.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo