Saúde

Conheça a síndrome da carteira e seus sintomas

A síndrome do piriforme mais conhecida popularmente como ‘Síndrome da Carteira’ é caracterizada por uma dor na região glútea e que pode irradiar para a parte posterior ou lateral da coxa, para as pernas e os pés. O piriforme é um músculo rotador externo do quadril, do tamanho médio de um polegar, e está localizado exatamente na altura do bolso traseiro da calça, local em que normalmente se coloca a carteira.

Com isso, a Síndrome da Carteira é provocada pelo hábito que o homem tem de usar o objeto no bolso de trás, normalmente do lado direito, comprimindo, assim, o nervo ao se sentar. Em contato com o N10 notícias o médico ortopedista e professor do curso de Medicina da Unic Beira Rio, Dr. Nauro Hudson Monteiro, detalha que o nervo ciático sai da região lombar e se estende pela região da perna com várias ramificações, possuindo variações anatômicas, podendo o nervo femoral (ciático) passar abaixo do músculo, no ventre do músculo ou acima dele.

Quando há contratura deste músculo, ocorre uma compressão direta do nervo, causando parestesia, dor, desconforto para sentar, dor irradiada para nádegas, coxa e perna, além de dificuldades para andar e, dependendo do grau de dor, torna-se incapacitante”, explica o especialista. Além disso, o médico explica que o diagnóstico é clínico, realizado por um ortopedista. E que o tratamento envolve a indicação de analgésicos, relaxantes musculares e fisioterapia (que auxilia no alongamento do músculo piriforme).

Em alguns casos, adota-se a aplicação de toxina botulínica, um composto que paralisa temporariamente o músculo com o intuito de atenuá-lo. Comuns em homens adultos, a Síndrome da Carteira pode ser uma barreira na qualidade de vida, já que a inflamação do nervo ciático pode gerar neuropatias crônicas e dores limitantes.

Detalhes sobre a síndrome da carteira

  • Atinge principalmente: Homens
  • Causa: hábito comum entre eles de colocar a carteira no bolso de trás da calça e sentar em cima dela trazendo prejuízos à coluna.
  • Como o corpo é atingido: ao sentar sobre a carteira, acaba causando a compressão do nervo ciático. O nervo ciático é o nervo que sai da região lombar e se estende pela região da perna com várias ramificações.
  • Sintomas: quando é atingido pode causar formigamento, desconforto e dependendo do grau de dor torna-se incapacitante. Muitos homens podem sentir dor na coluna e nem ligarem o problema ao fato de sentar com a carteira no bolso de trás da calça.
  • A longo prazo: a compressão do nervo ciático pode causar formigamento, desconfortos, dores ao andar ou sentar e até mesmo se tornar incapacitante.

O quadril é composto por três partes que são móveis e quando acontece o desnivelamento de uma dessas três partes é uma torção da estrutura. Esse desnivelamento pode prejudicar as estruturas e ao longo do tempo gerar dor. Não acontece do dia para a noite, mas se for um acúmulo desse hábito pode trazer dor.

Como prevenir a doença?

A dica principal para prevenção desta síndrome é tirar a carteira e afins do bolso quando sentar.

Qual o tratamento para a Síndrome da Carteira?

O tratamento para a Síndrome da Carteira vai agir de forma a corrigir o problema causado pelo hábito. É necessário procurar um ortopedista, que indicará o tratamento mais adequado para cada caso.

Um levantamento realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mostrou que a dor lombar é a segunda maior causa das idas aos consultórios médicos e só perde para a dores de cabeça, ou seja, 80% da população tem ou terá dores de coluna.


Descubra mais sobre N10 Notícias

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo